Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Esportistas russos estariam sendo dopados com gás xênon


Televisão pública alemã WDR levantou a suspeita
Televisão pública alemã WDR levantou a suspeita

Os jogos olímpicos de inverno em Sochi, na Rússia, foram ocasião de múltiplas revelações.

Uma foi a publicação de documento interno das autoridades russas do esporte sobre o uso do gás xênon como “substância útil para o aumento das prestações” dos atletas, noticiou o jornal “El Mundo” de Madri.

Outrora foi bem conhecido o esforço da URSS para obter grande número de medalhas em competições desportivas. Isso era um meio de reforçar a propaganda ideológica de seu sistema materialista. Então foram praticados todas as ilegalidades e abusos possíveis.

Contudo, após a queda da URSS, sem os estímulos ideológicos estatais, os atletas russos deixaram de ganhar o número distorcido de prêmios que obtinham, e voltou-se à realidade do esporte.

Mas com os ingentes trabalhos de Vladimir Putin visando instaurar uma “nova-URSS”, as matreirices parecem ter voltado ao centro das atenções oficiais.

A televisão pública alemã WDR levantou a suspeita de que os esportistas russos em Sochi teriam sido dopados inalando o gás xênon. A WDR citou um documento nesse sentido, o qual além do mais recomendava usar esse estimulante ilegal nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Ex-presidente da Agência Mundial Antidopagem,  Richard Pound:“isso para mim e dopagem”.
Ex-presidente da Agência Mundial Antidopagem, Richard Pound:“isso para mim e dopagem”.

O gás xênon é usado em clínicas como anestesiante, é inodoro e incolor, não sendo detectável pelos controles antidoping. Em doses muito concentradas, estimula a secreção do hormônio eritropoietina (EPO).

Os testes de laboratório mostraram que sua capacidade de dopagem é enorme.

“Em apenas 24 horas, a produção de EPO aumenta 160%”, explicou o especialista Mario Thevis, consultado pela WDR.

Quando os jornalistas da WDR tentaram estabelecer contato telefônico em Moscou com o diretor geral do Centro de Medicina Atômica russo, este apelou para uma interpretação singular do conceito de “dopagem”.

Analisando a resposta da autoridade russa, a WDR concluiu que o método sub-reptício já foi usado com “bons” resultados em Atenas 2004 e Turim 2006.

“Mais do 70% das medalhas obtidas pelos russos nesses encontros desportivos teriam sido impulsionadas pela manipulação do gás xênon em grande escala”, explicou a TV alemã.

Embora não fiquem sinais no organismo, a regulamentação antidoping proíbe explicitamente incrementar de forma artificial a quantidade de EPO no corpo.

Putin: restaurar posição da URSS no esporte  a qualquer preço
Putin: restaurar posição da URSS no esporte a qualquer preço

O ex-presidente da Agência Mundial Antidopagem (WADA), Richard Pound, disse ao programa Sport Inside da WDR, não ter “dúvida alguma”: “Isso para mim e dopagem”.

Obviamente, a Rússia nega que o gás proibido seja utilizado pelos atletas de elite do país, mas falou de um “mínimo permitido pelo Estado”.

O caso pode trazer complicações burocráticas junto à Agência Mundial Antidopagem, que prometeu estudar logo o caso.

Entretanto, uma coisa é certa: mais este tipo de abusos com fins de propaganda ideológica típico da Guerra Fria está voltando sob o comando do novo presidente todopoderoso do Kremlin, como nos “velhos tempos soviéticos”.

Detalhes do artigo

Autor

Luis Dufaur

Luis Dufaur

1042 artigos

Escritor, jornalista, conferencista de política internacional no Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, webmaster de diversos blogs.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados