No momento, você está visualizando Leão XIV e a Place de la Concorde

A viagem apostólica de Leão XIV à França, de 25 a 28 de setembro de 2026, revelou-se um sucesso de público que surpreendeu o próprio Pontífice. A França é, de fato, uma das nações europeias em que mais se manifesta um secularismo agressivo. Às vésperas da visita do Papa, foi publicado um minucioso relatório do European Centre for Law and Justice (ECLJ), intitulado Sofrimentos e esperança da Igreja na França. Organizado por Grégor Puppinck com Constance Avenel, o texto documenta as fortes pressões exercidas pelo Estado laico nos âmbitos da família, da educação, da assistência à saúde e das leis bioéticas. A esse quadro somam-se os atos violentos contra igrejas, santuários e fiéis. Em 4 de março de 2024, a França foi o primeiro país do mundo a incluir o aborto entre os direitos constitucionais e, em 19 de agosto de 2026, publicou no Diário Oficial uma nova lei que aprova o suicídio assistido e a eutanásia. Como reação, multiplicam-se cada vez mais as escolas católicas independentes, cresce o número de batismos e aumenta a participação dos jovens nas grandes peregrinações, como a de Chartres. Neste ano, houve na França 21.386 novos batismos, 20% a mais do que no ano anterior, entre eles os de 8.152 adolescentes e 13.234 adultos, em sua maioria jovens. «Assim como vocês, estou surpreso com o número de pessoas que voltam a se aproximar dos limiares da fé», afirmou o Papa em seu encontro no Institut Catholique, na manhã de 26 de setembro.

O momento culminante da viagem pontifícia foi a Missa celebrada na Place de la Concorde, no coração de Paris, na tarde do dia 26, diante de uma imensa multidão estimada em 800 mil pessoas. Um acontecimento de caráter simbólico, em razão do que essa praça significou no passado.

A Place de la Concorde, projetada em 1755 pelo arquiteto Ange-Jacques Gabriel, chamava-se originalmente Place Louis XV. A Revolução Francesa mudou para sempre a história desse lugar. A grande praça tornou-se o principal palco das execuções capitais jacobinas e, em 1792, foi rebatizada como Place de la Révolution. A guilhotina transformava a pena capital em um espetáculo diante do qual a República exibia seu poder de eliminar todos os “inimigos do povo”. Em 21 de janeiro de 1793, Luís XVI foi decapitado ali; em 16 de outubro do mesmo ano, a rainha Maria Antonieta. O crime de Luís XVI era ser rei. O que o Tribunal Revolucionário condenou à morte não foi o homem, mas a instituição monárquica que ele representava. A praça concebida para celebrar a mais antiga monarquia católica da Europa tornou-se, assim, o lugar de seu aniquilamento simbólico. «O simples título de rei — proclamava Robespierre — atrai os flagelos da guerra sobre a nação convulsionada». Mas também Robespierre, depois de Danton, foi guilhotinado na Place de la Concorde em 1794: a Revolução devorava impiedosamente seus filhos.

Pio VI, na alocução Quare lacrymae, proferida em Consistório em 17 de junho de 1793, atribuiu a Luís XVI «a glória do martírio». Com efeito, disse: «Quem poderia pôr em dúvida que aquele rei foi morto por ódio à Fé e em ultraje aos dogmas do Catolicismo?» Na origem do processo e da condenação do soberano francês, explicou Pio VI em seu discurso, estavam as «ímpias ideologias» «de filósofos perversos»: os corifeus do Iluminismo. Desde o início de seu pontificado, com a bula Inscrutabile Divinae, de 25 de dezembro de 1775, o Pontífice, dirigindo-se ao povo cristão e a seus Pastores, expressara sua angústia ao ver que «homens agitados e furiosos, como que tomados por uma irrefreável ânsia de novidades, não hesitam em atacar os próprios fundamentos da natureza racional e tentam até mesmo — se pudessem — subvertê-los». O principal instrumento revolucionário era a profusão de livros inspirados nas ideias iluministas, que haviam inundado a França desde o reinado de Luís XV. Por isso, Pio VI exortava assim os bispos franceses: «Eliminai o mal de vosso meio, isto é, procurai, com grande energia e solicitude, fazer desaparecer de vosso rebanho todos esses livros envenenados».

O Iluminismo é uma etapa decisiva daquele processo ideológico que, partindo da Revolução Humanista e Protestante, conduziu, em menos de cinco séculos, à Revolução Comunista. Lenin escrevia: «Provavelmente deveremos seguir […] o conselho que Engels deu certa vez aos socialistas alemães, isto é, traduzir e difundir entre as massas as publicações iluministas e ateias francesas do século XVIII» (Sobre a religião, Edizioni Rinascita, Roma, 1950, 2ª ed., p. 17). Mas, se é verdade que a Revolução precisa renovar continuamente seus erros, uma autêntica reação católica não pode deixar de continuar combatendo esses erros, que se difundiram pelo mundo, penetrando infelizmente também no interior da Igreja. O próprio Leão XIV pareceu ignorar o significado histórico do Iluminismo ao defini-lo, durante seu discurso no Palácio do Eliseu, em 25 de setembro, como «uma etapa que trouxe ao mundo importantes conquistas no âmbito dos direitos humanos». Contudo, no dia seguinte, antes do encontro com a assembleia sinodal, o Papa deteve-se em oração no jardim adjacente ao Institut Catholique, diante da placa com a inscrição «Hic ceciderunt» (aqui tombaram), onde, em setembro de 1792, cerca de 115 sacerdotes e bispos sofreram o martírio por terem se recusado a renegar sua fidelidade à Sé de Pedro. Os algozes dessas testemunhas da fé, posteriormente beatificadas pela Igreja, estavam impregnados daquela ideologia iluminista que se propunha extirpar as raízes cristãs da sociedade. A Festa da Deusa Razão, celebrada na Catedral de Notre-Dame em 10 de novembro de 1793, marcou o apogeu da descristianização almejada pela “Filosofia das Luzes”. Por isso, Pio XI, no discurso de 17 de outubro de 1926, por ocasião da beatificação dos mártires dos massacres de setembro, recordou «a convulsão da ordem pública que, no final do século XVIII, teve origem na França, arrastou tudo consigo, tanto o sagrado quanto o profano, e se enfureceu não apenas contra o rei e os nobres, mas sobretudo contra a Igreja e seus ministros. Homens extremamente perversos, tendo-se apoderado ilegalmente do poder e disfarçando sob as aparências da filosofia o ódio que os animava contra a Igreja, tentaram com todas as suas forças apagar por completo o nome cristão».

Leão XIV, durante sua viagem, reivindicou «o respeito pela dignidade humana e pelos direitos e liberdades fundamentais que derivam da natureza humana» (Discurso no Palácio do Eliseu, em 25 de setembro). Mas a negação da existência de uma natureza humana, fonte dos direitos e deveres do homem, foi teorizada pelo Iluminismo e encontrou sua expressão na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789. Seu artigo 4º define a liberdade como a possibilidade de «fazer tudo o que não prejudique os outros»; o artigo 5º acrescenta que a lei só pode proibir as ações prejudiciais à sociedade. Contudo, basta que uma ação não prejudique os outros para que seja moralmente boa, sem qualquer referência a uma lei natural que transcenda a vontade dos homens? Quem determina o que é prejudicial aos outros? Se a liberdade for entendida como simples faculdade de escolher, em vez de faculdade de escolher o bem, os limites inscritos na natureza humana acabarão por parecer obstáculos a serem removidos e serão substituídos pela pretensão do homem de determinar por si mesmo e impor aos outros aquilo que considera ser o bem da sociedade. Assim ocorreu durante a Revolução Francesa e assim ocorre na França de Emmanuel Macron, que se reporta àquele acontecimento fundador.

«Ninguém», reiterou Leão XIV em Lourdes, em 27 de setembro, «tem jamais o direito de, com base em algoritmos de laboratório, decidir sobre a vida de determinado embrião ou de determinada pessoa idosa». Esse direito nasce das fontes envenenadas do Iluminismo, às quais contrapomos as palavras do próprio Papa Leão na Place de la Concorde: «Ao vê-los aqui reunidos, queridos irmãos e irmãs, herdeiros de uma longa e bela história santa na França, eu lhes digo: bebei, por vossa vez, daquela fonte que é o Coração transpassado de Jesus».


Fonte: Roberto de Mattei — https://www.robertodemattei.it/leone-xiv-e-place-de-la-concorde

Deixe um comentário