Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Lições da História: A Europa, o gás russo e a “equipe imprevidente”

Por Marcos Machado

5 minhá 3 anos — Atualizado em: 5/5/2022, 3:15:51 PM


“A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu aos 27 estados membros da União Europeia que proíbam a importação de petróleo russo como parte do sexto pacote de sanções contra Moscou após a invasão russa da vizinha Ucrânia”, comenta TheEpochTimes.

“Agora propomos a proibição do petróleo russo. Esta será uma proibição completa de importação de todo o petróleo russo: marítimo e oleoduto, bruto e refinado. Garantiremos a eliminação gradual do petróleo russo de maneira ordenada, de maneira que permita a nós e nossos parceiros garantir rotas alternativas de fornecimento e minimizar o impacto nos mercados globais”. https://www.theepochtimes.com/european-commission-president-proposes-complete-ban-on-russian-oil-imports_4445910.htm

Saudamos essa corajosa afirmação: Libertar a UE das garras de Putin. Essa sempre foi a posição do Prof. Plinio em artigos para a Folha de São Paulo.

Confirma previsão de Dr. Plinio há 50 anos

A Equipe Imprevidente“, escrevia o Prof. Plinio para a coluna Tendências e Debates (Folha), em 1973, censurando os governos ocidentais, quando potentados árabes fecharam as torneiras do petróleo que abastecia a Europa e América. Por detrás dos árabes, a crescente influência da URSS, naquele tempo.

“A Equipe Imprevidente”

Vejamos esse trecho do artigo: “Em 25 de junho de 1972 – por exemplo – os leitores da “Folha” tiveram diante dos olhos um artigo que tratava do assunto, e do qual destaco apenas estas frases:

“Desde que corte o abastecimento do petróleo do Oriente Médio, a Rússia pode paralisar, de um momento para outro, quase todas as indústrias e transportes da Europa Ocidental.

“Tal medida vai sendo cada vez mais exeqüível (…) . Todo o petróleo do Oriente Médio poderá cair, em breve lapso de tempo, nas mãos dos soviéticos.

“Este é um dos “calcanhares de Aquiles” da Europa. (…)

“Não os escreveu um homem público, servido pelos meios de informação privilegiados de que dispõem os organismos oficiais.

“Escrevi-os com base no que sabe um leitor atento dos jornais.

“Como, então, tantos outros, na esfera pública e privada, não viram o óbvio?

O Prof. Plinio dá a razão desta imprevidência: “Ora, construir é agradável, e lutar, penoso.

E – grosso modo – os mentores do Ocidente se esquivaram a esse desagradável labor”, de prever. https://www.pliniocorreadeoliveira.info/FSP%2073-12-02%20A%20equipe%20I.htm

As viagens de Nixon à Rússia e à China

O Mundo Livre assistiu a uma das maiores imprudências (para não dizer traições) quando o ex presidente Nixon iniciou sua detente com os países comunistas, em 1971. Em 1972, a concretização do Acordo de Xangai, foi comentada pelo Prof. Plinio na Folha: https://www.pliniocorreadeoliveira.info/FSP%2072-03-12%20Yalta.htm como sendo uma Munique multiplicada por Munique.

O Ocidente, o Japão entre outros despejaram tecnologia, dólares, fábricas na China. A “equipe imprevidente” julgava assim adocicar os comunistas russos e chineses … A História mostrou que a China industrializada transformou-se no maior inimigo do Ocidente.

Quanto à Rússia, mesmo extinta a Cortina de Ferro, continua a ser o açoite e a chantagista contra a UE dependente do petróleo e gás transiberiano.

Alemanha constroi o gasoduto transiberiano em 1981

Notícia do Estado de São Paulo, 1981: “Depois de mais de um ano de difíceis negociações, a Alemanha Ocidental e a União Soviética firmaram ontem, em Essen, o acordo pelo qual a URSS venderá aos alemães 12 bilhões de metros cúbicos anuais de gás natural siberiano, através de um gasoduto de 4.800 km concluído com tecnologia alemã ocidental”.

Na época, o presidente Reagan tentou convencer o governo de Helmut Smith do risco em depender do gás da URSS. Ofereceu uma alternativa que a Alemanha recusou.

Comentou o Prof. Plinio que “O governo norte-americano fez grandes esforços para dissuadir a Alemanha Ocidental do acordo, com argumentos de que a compra de gás russo aumentará a dependência dos países europeus em relação a URSS”.

Os fatos comprovam, com a invasão da Ucrânia em 2022, mais uma vez que uma “equipe imprevidente” governa o Ocidente.

A URSS repete a lição com a Lituânia, 1990

Com efeito, logo após a declaração de independência (da Lituânia) Moscou iniciou uma política de pressões sobre Vilnius. Em 15 de março de 1990, o Parla­mento da URSS considerou ilegal a ata parlamentar de independência. Uma semana depois, os edifícios públicos e os principais jornais da capi­tal lituana foram ocupados por tropas soviéticas. Os representantes do Kremlin impuseram ainda um bloqueio econômico à Lituânia e cortaram o fornecimento de petróleo e gás ao país. https://www.pliniocorreadeoliveira.info/Bio_200510_PCOeLituania.htm

A Pandemia do coronavírus mostrou a loucura na dependência da China

Europa, Estados Unidos, Austrália, Japão manifestaram seu desejo de desvincular-se das manufaturas chinesas. Nosso Site abordou diversas vezes esse saudável acordar das Nações Livres e o desejo de libertar-se das garras de Pequim. https://ipco.org.br/ainda-os-males-da-china-pcch-o-ocidente-precisa-acordar/

Levarão a sério esse propósito? Ou, novamente, a “equipe imprevidente” vai preferir adiar a independência e continuar confiando nos comunistas chineses?

E o Brasil em tudo isso? Por que não somos autosuficientes em uns tantos pontos?

***

A Invasão da Ucrânia e a chantagem da Rússia

A invasão da Ucrânia (que resiste heroicamente) pelas tropas de Putin, a ameaça deste sobre a UE dependente do gás e petróleo russo, nos fazem lembrar as advertências do Prof. Plinio, desde 1972 à equipe imprevidente: Rússia pode paralisar, de um momento para outro, quase todas as indústrias e transportes da Europa Ocidental. “Ora, construir é agradável, e lutar, penoso.”

A Alemanha financiou e construiu o gasoduto transiberiano acreditando na boa vontade dos comunistas russos. Putin usa, 2022, o petróleo e gás contra a UE.

Fala-se tão acertadamente contra o Globalismo. O Prof. Plinio sempre foi antiglobalista. Os trechos que citamos acima provam o acerto das advertências feitas por ele, através da imprensa.

Como deve proceder o Brasil, longe dos erros da equipe imprevidente? Explorar nossos recursos naturais, caminhar para a não dependência. Relações internacionais, independência, autonomia, soberania. Nosso Brasil será grande sendo fiel à Santa Cruz, aos princípios morais, à Lei Natural.

Nossa Senhora Aparecida preserve o Brasil dessa imprevidência que corroi os países ocidentais.

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

492 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados