Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Nossa Senhora da Pedreira


19 de Janeiro é festa de Nossa Senhora da Pedreira em Marsala, na Itália. Um Surdo-mudo, um coxo e um cego são os três últimos a confiar que encontrarão uma imagem perdida de Nossa Senhora. Após o encontro dela, estes são três homens sãos!

Igreja subterrânea de Nossa Senhora da Pedreira – Atribuição: https://www.turismocomunemarsala.com/santuario-della-madonna-della-cava.html

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Em 1514, Nossa Senhora apareceu em sonho ao padre Leonardo Savina, um frade agostiniano de Marsala. Nesta visão, a Virgem indicou ao sacerdote um local onde uma de suas imagens sagradas estava enterrada. Além de encontrar a imagem, a Santíssima Virgem lhe pediu que construísse uma capela naquele referido lugar.

No entanto, antes de Frei Savina tomar qualquer iniciativa, a Virgem lhe apareceu novamente repetindo o pedido. Desde então, durante o dia, o padre sempre ouvia a voz de Nossa Senhora, que lhe dizia: “Procure-me, procure-me, você me encontrará”. Aliás, é importante ressaltar, o padre Savina era surdo-mudo!

Com a ajuda dos fiéis, se iniciou a procura. Todavia, a área indicada era uma grande pedreira, difícil de ser escavada. Quatro anos de trabalho exaustivo se passaram, até que o povo desistiu, e desacreditou no padre. Por fim, apenas três permaneceram na procura, e os três com sérios problemas físicos e de saúde! Além do padre Savina, que era surdo-mudo, um era coxo e o outro um cego.

Finalmente, em 19 de janeiro de 1518, após a queda de uma pedra que cobria um poço oculto, lá foi encontrada a pequenina imagem de Nossa Senhora, dentro de uma gruta que o poço dava acesso. Já no momento da descoberta, ela passou a operar muitas curas milagrosas! Entre os curados, é claro, estavam os três que perseveraram até o fim. O padre Savina recuperou a audição e a voz, o coxo começou a andar direito, e o cego ganhou a visão.

Por várias vezes, tentou-se levar a imagem para a igreja do convento dos Agostinianos de Santa Oliva. Mas, como era naquela pedreira que ela pediu sua capela, ela sempre voltava milagrosamente para o exato local onde foi encontrada. A população decidiu, então, construir a capela dentro da própria gruta! Uma igreja subterrânea.

Em 6 de maio de 1788, ‘Madonna della Cava’ foi eleita e proclamada a principal padroeira de Marsala. Tal proteção se fez notar de forma especial em três ocasiões em que a cidade foi fortemente atingida por terremotos, a saber: em 1828, 1925 e 1968.

Em 1850 e em 1859, a igreja foi reconstruída, maior e mais majestosa, para melhor responder às novas necessidades; mas, dessa vez na superfície.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Marsala foi fortemente bombardeada pelos anglo-americanos. Em 11 de maio de 1943, uma bomba destruiu completamente a igreja, mas a imagem de Nossa Senhora da Pedreira foi encontrada intacta entre os escombros, apenas com alguns pequenos arranhões.

Nossa Senhora da Padreira – Atribuição: https://www.facebook.com/santuariomariadellacava/photos/?ref=page_internal

Nossa Senhora da Pedreira, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https://it.wikipedia.org/wiki/Maria_Santissima_della_Cava_di_Marsala

https://www.santuaritaliani.it/santuario/madonna-della-cava-2/

Detalhes do artigo

Autor

Ivan Rafael de Oliveira

Ivan Rafael de Oliveira

65 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados