O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira adere integralmente ao comunicado da Sociedade Francesa de Defesa da Tradição, Família e Propriedade, associação co-irmã e autônoma do IPCO naquele País, sobre a recente tragédia que se abateu sobre toda a Cristandade na destruição de um de seus maiores símbolos: a gloriosa Catedral de Notre Dame de Paris.


Comunicado da Sociedade Francesa de Defesa da Tradição, Família e Propriedade

Foi com horror e indizível tristeza que o mundo inteiro contemplou a Catedral de Notre Dame, jóia da Cristandade, sendo devorada pelas chamas ao mesmo tempo em que nossas igrejas têm sofrido uma verdadeira onda de profanações.

Neste exato momento em que começa a Semana Santa, Notre Dame de Paris se transformou em Nossa Senhora das Dores.

A coragem dos bombeiros salvou as torres e paredes, mas a “flecha”, que apontava para o céu, foi destruída.

Como não ver nesta tragédia o símbolo do mal que atormenta a França, outrora uma pérola do mundo cristão?

Um incêndio de impiedade devora nosso país, alimentado pela obsessão igualitária que destrói tudo que, por sua verticalidade, lembra os rumos do céu. Infelizmente, este fogo, realmente infernal, às vezes surge de dentro da própria Igreja, dando a ilusão de que Ela desmoronará.

O lema de Paris, Fluctuat nec mergitur (sacudida pelas ondas, ela porém não afunda) aplica-se com precisão à Roma eterna, razão pela qual as ruínas de Notre Dame não devem levar os católicos ao desespero.

Pelo contrário, como se deu com os fiéis reunidos às margens do Sena, rezando durante o incêndio, devem ser ocasião para que os católicos se voltem à Santíssima Virgem e lhe peçam forças para extinguir o mal que consome a França.

Comunicado original em Francês: http://tfp-france.org/notre-dame-de-paris-en-flammes/

3 COMENTÁRIOS

  1. Em menos de 24 horas, o amor a Cristo, ao belo ao sacro e a cultura venceu o ódio e a intolerância dos ‘rostos sorridentes’* perante ao incêndio na Catedral!
    “Doações para reconstruir Catedral de Notre-Dame já somam R$ 2,6 bilhões”:

    https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2019/04/16/interna_internacional,1046721/doacoes-para-reconstruir-catedral-de-notre-dame-ja-somam-r-2-6-bilhoe.shtml

    Eis a terrível intolerância das respostas ao trágico incêndio Notre Dame com ‘rostos sorridentes’ no Facebook:
    * https://twitter.com/PrisonPlanet/status/1117854455473397763?s=20&fbclid=IwAR1px5KbS0ZxP1HDxjodT2_gOegNa-XBNqHiUz4l2ySISt7xO4pB5HtYgyk

    Mas o amor de Cristo e o bom senso do povo triunfaram. “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16,33)

  2. O amor a Cristo, ao belo ao sacro e a cultura venceu o ódio e a intolerância dos ‘rostos sorridentes’* perante ao incêndio da Catedral!
    “Doações para reconstruir Catedral de Notre-Dame já somam R$ 2,6 bilhões”:

    https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2019/04/16/interna_internacional,1046721/doacoes-para-reconstruir-catedral-de-notre-dame-ja-somam-r-2-6-bilhoe.shtml

    O amor venceu tal intolerância das respostas ao trágico incêndio Notre Dame com ‘rostos sorridentes’ no Facebook. *https://twitter.com/PrisonPlanet/status/1117854455473397763?s=20&fbclid=IwAR1px5KbS0ZxP1HDxjodT2_gOegNa-XBNqHiUz4l2ySISt7xO4pB5HtYgyk

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here