Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo
3 min — há 2 anos — Atualizado em: 3/20/2023, 6:50:19 AM
A Pontifícia Academia de Belas Artes conferiu “medalha de ouro ao atelier OPPS Arquitectura de Florença” pela obra realizada numa capela em Roma pertencente à Fundação dos Santos Francisco de Assis e Catarina de Siena, “uma intervenção de renovação e adaptação litúrgica”, nas palavras do Papa.
A medalha de prata foi para a arquiteta Federica Frino por uma nova igreja dedicada a São Tomás na cidade de Pontedera, no centro da Itália, informa LifeSiteNews.
Interessante e apropriado comentário faz o artigo de LifeSiteNews: “Quando os católicos contemplam a grandeza e a beleza das basílicas romanas ou das catedrais e igrejas que surgiram na Idade Média (…) eles vêem “uma expressão autenticamente católica do que convém a adoração a Deus, a oferta do Santo Sacrifício da Missa, o canto dos louvores divinos e a honra dos santos.” E acrescenta que as mudanças na liturgia após o Concílio Vaticano II também viram mudanças tão drásticas na arquitetura da Igreja.”
E o amor !por uma liturgia mais tradicional anda de mãos dadas com o amor por um estilo mais tradicional de arte sacra e arquitetura sacra.” (1)
Em outras palavras a mesma observação fez o Prof. Plinio, décadas atrás a respeito da arte cristã: “Quem, pois se empenhe em que a arte cristã reflita de modo digno e apropriado o espírito dos Evangelhos e da Igreja, não pode ser indiferente a que quadros deste gênero se generalizem entre os fiéis. O que acabará por pensar e sentir da Sagrada Família um povo que não tenha diante de si senão obras pictóricas ou escultóricas deste jaez? A arte cristã tem a missão de auxiliar dentro de suas possibilidades peculiares a difusão da sã doutrina, e não se pode considerar que o espírito deste quadro seja propício a tal fim.”
A arte moderna “casa” tão bem com o progressismo que esse comentário de junho de 1951, por assim dizer, já previa a arte tão ao gosto dos novos modernistas pós conciliares. Arte moderna em ambientes eclesiásticos expulsou a sacralidade do recinto sagrado.
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A Sainte Chapelle, mandada construir por São Luís IX, é um esplendor de sacralidade e afirmação da arte cristã medieval.
Hoje, nessa festa de São José, Patrono da Igreja Universal, peçamos à ele a renovação do espírito sacral na liturgia, na pintura, na escultura, em uma palavra, na Arte Sacra.
(2) https://www.pliniocorreadeoliveira.info/ACC_1951_006_Dois_quadros.htm
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