Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Progressismo e arte moderna Vs tradição e sacralidade

Por Nuno Alvares

3 minhá 2 anos — Atualizado em: 3/20/2023, 6:50:19 AM


A Pontifícia Academia de Belas Artes conferiu “medalha de ouro ao atelier OPPS Arquitectura de Florença” pela obra realizada numa capela em Roma pertencente à Fundação dos Santos Francisco de Assis e Catarina de Siena, “uma intervenção de renovação e adaptação litúrgica”, nas palavras do Papa.

A medalha de prata foi para a arquiteta Federica Frino por uma nova igreja dedicada a São Tomás na cidade de Pontedera, no centro da Itália, informa LifeSiteNews.

Igreja de São Tomás, Pontedera, Italía: “renovação e adaptação litúrgica”, segundo o Papa Francisco

Interessante e apropriado comentário faz o artigo de LifeSiteNews: “Quando os católicos contemplam a grandeza e a beleza das basílicas romanas ou das catedrais e igrejas que surgiram na Idade Média (…) eles vêem “uma expressão autenticamente católica do que convém a adoração a Deus, a oferta do Santo Sacrifício da Missa, o canto dos louvores divinos e a honra dos santos.” E acrescenta que as mudanças na liturgia após o Concílio Vaticano II também viram mudanças tão drásticas na arquitetura da Igreja.”

E o amor !por uma liturgia mais tradicional anda de mãos dadas com o amor por um estilo mais tradicional de arte sacra e arquitetura sacra.” (1)

Em outras palavras a mesma observação fez o Prof. Plinio, décadas atrás a respeito da arte cristã: “Quem, pois se empenhe em que a arte cristã reflita de modo digno e apropriado o espírito dos Evangelhos e da Igreja, não pode ser indiferente a que quadros deste gênero se generalizem entre os fiéis.  O que acabará por pensar e sentir da Sagrada Família um povo que não tenha diante de si senão obras pictóricas ou escultóricas deste jaez? A arte cristã tem a missão de auxiliar dentro de suas possibilidades peculiares a difusão da sã doutrina, e não se pode considerar que o espírito deste quadro seja propício a tal fim.”

  • Abaixo mostramos o quadro e mais comentários do Prof. Plinio.

A arte moderna “casa” tão bem com o progressismo que esse comentário de junho de 1951, por assim dizer, já previa a arte tão ao gosto dos novos modernistas pós conciliares. Arte moderna em ambientes eclesiásticos expulsou a sacralidade do recinto sagrado.

“Faça o leitor um exercício da fantasia, e suponha que lhe fosse possível, revolvendo a série dos séculos já passados, voltar ao tempo de Cristo, e entrar num cômodo da modesta habitação da Sagrada Família em Nazareth.

“Cuide que encontrasse ali a Virgem brincando com Menino. E que uma e outro fossem exatissimamente como Rouault os imaginou no quadro que reproduzimos em nosso clichê.

“Esta vista satisfaria a expectativa do leitor? Corresponderia ao que poderia esperar da Mãe de Deus, e do próprio Verbo Encarnado? Encontraria nestas figuras um reflexo autêntico do espírito cristão, das virtudes inefáveis de Jesus e Maria? Evidentemente não.”

***

A Sainte Chapelle, mandada construir por São Luís IX, é um esplendor de sacralidade e afirmação da arte cristã medieval.

Hoje, nessa festa de São José, Patrono da Igreja Universal, peçamos à ele a renovação do espírito sacral na liturgia, na pintura, na escultura, em uma palavra, na Arte Sacra.

https://www.lifesitenews.com/analysis/pope-francis-praises-modernistic-sacred-architecture-at-awards-presentation/?utm_source=top_news&utm_campaign=usa

(2) https://www.pliniocorreadeoliveira.info/ACC_1951_006_Dois_quadros.htm

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

401 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados