dom-helder-camaraMuito se tem falado nestes dias sobre Dom Helder Câmara, cujo processo de beatificação foi recentemente aprovado pelo Vaticano. Para o italiano médio, a figura de Mons. Helder Pessoa Câmara (1909-1999), bispo auxiliar do Rio de Janeiro e, em seguida, arcebispo metropolitano de Olinda-Recife, é quase desconhecida.

Quem foi Dom Helder?

Propaganda que beira o limite do ridículo

As únicas notícias sobre Dom Hélder Câmara que passam pelos filtros da nossa imprensa são aquelas provenientes das fábricas de propaganda local, de modo tão desequilibrado que eu não tenho medo de defini-las como beirando o limite do ridículo.

Lembro-me bem, por exemplo, da reação da imprensa na época da morte de Dom Helder, em agosto de 1999. Os meios de comunicação italianos competiam entre si em panegíricos, dando títulos altissonantes como “profeta dos pobres”, “santo das favelas”, voz  do Terceiro Mundo”, “Santo Helder das Américas” e assim por diante. Foi uma espécie de canonização pelos meios de comunicação de massa (1).

Esta mesma máquina de propaganda parece ter sido reativada com a abertura do processo de beatificação, assinado no Vaticano no último 25 de fevereiro. Algumas informações sobre o assunto, de fato, não fariam mal algum.

Militante pró-nazista

Talvez poucas pessoas saibam, mas Dom Helder Câmara começou sua vida pública como militante na direita .

Ele foi, de fato, hierarca da Ação Integralista Brasileira (AIB), o movimento fundado por Plínio Salgado. Em 1934, o então Padre Câmara passou a fazer parte do Conselho Supremo da AIB. Dois anos depois, ele se tornou o secretário pessoal de Plínio Salgado e então Secretário Nacional de AIB, participando como protagonista em comícios e passeatas paramilitares. Suas convicções eram tão profundas, que ao ser ordenado sacerdote fez questão de vestir, sob a batina, a famigerada “camisa verde” que era o uniforme da milícia integralista.

Em 1946, o arcebispo do Rio de Janeiro queria fazê-lo seu bispo auxiliar, mas a Santa Sé recusou por causa de sua precedente militância no integralismo. A nomeação veio apenas seis anos depois. Enquanto isso, Helder Câmara havia completado sua passagem do integralismo ao progressismo pró-marxista.

Quando, em 1968, o escritor brasileiro Otto Engel escreveu uma biografia de Mons. Câmara, ele recebeu ordens sumárias da Cúria de Olinda-Recife proibindo-o de publicá-la. O arcebispo não queria que seu passado fosse conhecido.

Da JUC para o PC. A Ação Católica Brasileira

Em 1947, Padre Câmara foi nomeado Assistente Geral da Ação Católica brasileira, que, sob sua influência, começou a deslizar para a esquerda para abraçar, em alguns casos, o marxismo-leninismo. A migração foi particularmente evidente na JUC (Juventude Universitária Católica), da qual Helder Câmara era particularmente próximo. Assim escreve Luiz Alberto Gomes de Souza, então secretário da JUC: “A ação dos militantes da JUC (…) foi convertida em um compromisso que, pouco a pouco, se revelou socialista” (2).

A revolução comunista em Cuba (no ano de 1959) foi recebida com entusiasmo pela JUC. De acordo com Haroldo Lima e Aldo Arantes, líderes da JUC, “o ressurgimento das lutas populares e o triunfo da revolução cubana em 1959 abriu a idéia de uma revolução brasileira à JUC”. O deslize para a esquerda foi muito facilitado pela cooperação da JUC com a UNE (União Nacional de Estudantes), muito próxima ao Partido Comunista. “Como resultado de sua militância no movimento estudantil – prosseguem Arantes e Lima – a JUC foi forçada a estabelecer uma agenda política mais ampla para os cristãos de hoje. Foi assim que, no Congresso de 1960, foi aprovado um documento (…) no qual se anunciava a adesão ao socialismo democrático e à idéia de uma revolução brasileira “(3).

Durante o governo de esquerda do presidente João Goulart (1961-1964), foi formada dentro da JUC uma facção radical chamada inicialmente de O Grupão, que mais tarde veio a ser transformado em Ação Popular (AP) que, em 1962, se definiu a si mesmo como socialista . No congresso de 1963, a AP aprovou seus estatutos por meio dos quais “abraçava o socialismo e propunha a socialização dos meios de produção.” Estatutos que continham, entre outras coisas, elogios à revolução soviética e um reconhecimento da  “importância decisiva do marxismo na teoria e na práxis revolucionária “(4).

O desvio, no entanto, não parou por aí. No Congresso Nacional, de 1968, a Ação Popular se proclamou marxista-leninista, mudando o nome para Ação Popular Marxista-Leninista (APML). Visto que nada mais a separava do Partido Comunista, em 1972 foi decidido que ela deveria ser dissolvida e incorporada ao Partido Comunista do Brasil. Através desta migração, muitos militantes da Ação Católica acabaram indo participar da luta armada durante aqueles  anos de chumbo no Brasil.

Contra o parecer de não poucos bispos, Mons. Helder Câmara foi um dos defensores mais entusiasmados e convictos da migração da JUC para a esquerda.

Contra Paulo VI e outras esquisitices

Em 1968, quando o Papa Paulo VI estava prestes a publicar a encíclica Humanae Vitae, Mons. Helder Câmara tomou partido abertamente contra o Pontífice, qualificando a sua doutrina sobre a contracepção como “um erro destinado a torturar os esposos e perturbar a paz de muitos lares” (6).

Em um poema que realmente provocou celeuma, o arcebispo de Olinda-Recife,  ironizava as mulheres “vítimas” da doutrina da Igreja, forçadas, segundo ele, a gerar “monstros”: “Filhos, filhos, filhos! Se a relação sexual é o que você quer, você tem de procriar! Mesmo que seu filho nasça sem órgãos, as pernas feito palitos, a cabeça grande, feio de morrer!”.

Helder Câmara também defendia o divórcio, endossando a posição das igrejas ortodoxas que “não excluem a possibilidade de um novo casamento religioso para quem foi abandonado  [pelo cônjuge].” Perguntado se isso não iria dar razão para os secularistas, ele respondeu: “Que importa se alguém cante vitória, se ele está certo?”.

O inquieto Arcebispo reivindicava também em alta voz a ordenação de mulheres. Falando a um grupo de bispos durante o Concílio Vaticano II, perguntava insistentemente: “Diga-me, por favor, se encontram algum argumento efetivamente decisivo para impedir o acesso de mulheres ao sacerdócio, ou se trata apenas de um preconceito masculino?” .

E que importa se o Concílio Vaticano II impediu depois essa possibilidade? Segundo Câmara, “temos de ir além dos textos conciliares [cuja] interpretação compete a nós.”

Mas os devaneios não terminam por aí. Em uma conferência realizada na frente dos Padres conciliares, em 1965, ele afirmava: “Eu creio que o homem criará a vida artificialmente, chegará à ressurreição dos mortos, e (…) obterá resultados milagrosos na recuperação de pacientes do sexo masculino através do enxerto de glândulas genitais de macacos”.

Defendendo União Soviética, China e Cuba

As tomadas de posições concretas  de Dom Helder Câmara em favor do comunismo (embora às vezes criticava o ateísmo) foram numerosas e consistentes.

Por exemplo, permanece tristemente notório seu discurso de 27 de Janeiro de 1969, em Nova York, durante a sexta conferência anual do Programa Católico de Cooperação Interamericana. Sua intervenção foi assim tão favorável ao comunismo internacional, que lhe valeu o epíteto de “arcebispo vermelho”, um apelido que permaneceria indissoluvelmente ligado ao seu nome.

Depois de ter reprovado duramente a política os EUA e a sua política anti-soviética, Dom Helder propôs um corte drástico nas forças armadas dos EUA, enquanto pedia à URSS para manter suas capacidades bélicas, a fim confrontar o ‘”imperialismo”. Ciente das consequências desta estratégia, ele defendeu-se de antemão: “Não me digam que esta abordagem colocaria o mundo nas mãos do comunismo!”

Do ataque contra os Estados Unidos, Helder Câmara passou a tecer o panegírico da China de Mao Tse-Tung, então repleta da  “revolução cultural”, que causou milhões de mortes. O Arcebispo Vermelho pediu formalmente a admissão da China comunista à ONU, com a consequente expulsão de Taiwan. Ele terminou seu discurso com um apelo a favor do ditador cubano Fidel Castro, que naquela época estava ativamente empenhado em promover a guerrilha sangrenta na América Latina. Ele também exigiu que Cuba fosse readmitida na  OEA (Organização dos Estados Americanos), da qual havia sido expulsa em 1962.

Esta intervenção, tão descaradamente pró-comunista e anti-ocidental, foi denunciado pelo prof. Plinio Corrêa de Oliveira no manifesto “O Arcebispo Vermelho abre as portas da América e do mundo para o comunismo”: “as declarações contidas no discurso de Dom Helder delineam uma política de rendição incondicional do mundo ao comunismo. Estamos diante de uma realidade chocante: um bispo da Igreja Católica Romana empenha o prestígio decorrente da sua dignidade como um sucessor dos Apóstolos para demolir os bastiões da defesa militar e estratégica do mundo livre de frente ao comunismo. O Comunismo, que é o inimigo mais radical, implacável, cruel e insidioso, que mais atacou a Igreja e a civilização cristã em todos os tempos “(7).

Um projeto da revolução comunista para a América Latina

Mas talvez o episódio que causou maior espanto foi o chamado “affaire Comblin”.

Em junho de 1968, um documento bomba preparado sob os auspícios de Dom Helder Câmara pelo padre belga José Comblin, professor do Instituto Teológico (seminário), em Recife, vazou para a imprensa brasileira. O documento propunha, sem véus, um plano subversivo para desmantelar o Estado e estabelecer uma “ditadura popular” de matriz comunista. Aqui estão alguns pontos:

Contra a propriedade. No documento, Comblin defende uma reforma tripla – agrícola, urbana e fiscal – partindo do pressuposto de que a propriedade privada e, portanto, o capital são intrinsicamente injustos. Qualquer uso privado do capital  deve ser proibido por lei.

Total Igualdade. O objetivo, afirma Comblin, é estabelecer a igualdade total. Cada hierarquia, tanto no plano político-social como eclesial, deve ser abolida.

A Revolução política e social. No campo político-social essa revolução igualitária propunha a destruição do Estado por mãos de “grupos de pressão” radicais, os quais uma vez tomado o poder, deverão estabelecer uma férrea “ditadura popular” para amordaçar a maioria, considerada “indolente”.

Revolução na Igreja. Para permitir que essa minoria radical governe sem obstáculos, o documento propõe a anulação virtual da autoridade dos bispos, que estariam submissos  ao poder de um órgão composto apenas por extremistas, uma espécie de “Politburo” eclesiástico.

Abolição das Forças Armadas. As Forças Armadas deveriam ser dissolvidas e suas armas distribuídas ao povo.

A censura na imprensa, rádio e TV. Enquanto o povo não tiver atingido um nível aceitável de “consciência revolucionária”, a imprensa, rádio e TV seriam estritamente controladas. As elites que discordam devem deixar o país.

Tribunais Populares. Acusando o Poder Judiciário de ser “corrompido pela burguesia”, Comblin propõe o estabelecimento de ” tribunais populares extraordinários ” para aplicar o rito sumário contra qualquer um que se oponha a este vento revolucionário.

Violência. No caso, que não fosse possível implementar este plano subversivo por meios normais, o professor do seminário de Recife considerava legítimo recorrer às armas para estabelecer, pela força militar, o regime que ele teorizou (8).

O apoio de Helder Câmara

O “Documento Comblin” no Brasil teve o efeito de uma bomba atômica. Em meio a polêmica que se seguiu, o Padre Comblin não negou a autenticidade do documento, mas disse apenas que, se tratava “só de um esboço” (sic!). Por seu lado, a Cúria de Olinda-Recife admitiu que o documento havia saído do seminário diocesano, sim, mas afirmava que “não é um documento oficial” (sic de novo!).

Interpretando a legítima  indignação do povo brasileiro, prof. Plinio Corrêa de Oliveira, então, escreveu uma carta aberta ao Mons. Helder Câmara, publicada em 25 jornais. Lemos na carta: “Estou certo de interpretar o sentimento de milhões de brasileiros pedindo a Sua Excelência que expulse do Instituto Teológico do Recife e da Arquidiocese, o agitador que tira proveito do sacerdócio para apunhalar a Igreja, e abusa da hospitalidade brasileira para pregar o comunismo, a ditadura e a violência no Brasil “.

Helder Câmara respondeu evasivamente: “Todo mundo tem o direito de discordar. Eu simplesmente ouço todas as opiniões”. Mas, ao mesmo tempo, confirmou Padre Comblin no cargo de professor do Seminário, respaldando-o com a sua autoridade episcopal. No final, o governo brasileiro revogou o visto do padre belga, que, em seguida, teve que deixar o país.

Teologia da Libertação

Mons. Helder Câmara também é lembrado como um dos paladinos da chamada “Teologia da Libertação”, condenada pelo Vaticano em 1984.

Duas declarações sintetizam essa teologia. A primeira, do compatriota de Dom Helder, Leonardo Boff: “O que propomos é o marxismo, o materialismo histórico, na teologia” (9). A segunda, do peruano Gustavo Gutiérrez, padre fundador da corrente: “aquilo que entendemos como teologia da libertação é o envolvimento no processo político revolucionário” (10). Gutiérrez até explica o sentido dessa participação: “Só indo muito além de uma sociedade dividida em classes. (…) só eliminando a propriedade privada da riqueza criada pelo trabalho humano, nós seremos capazes de estabelecer as bases para uma sociedade mais justa. É por isso que os esforços para se projetar uma nova sociedade na América Latina estão se movendo cada vez mais em direção ao socialismo “(11).

Precisamente sobre este tema recentemente foi publicado na Itália um livro pela editora Cantagalli:  “Teologia da Libertação: um salva-vidas de chumbo para os pobres” (12).

Amigo dos pobres e da liberdade?

Mas talvez a maior lorota sobre Helder Câmara é tentar apresentá-lo como um amigo dos pobres e defensor da liberdade.

O título de defensor da liberdade cai muito mal pra quem elogiou algumas das ditaduras mais sangrentas que flagelaram o século XX. Primeiramente o nazismo e depois o comunismo em todas as suas vertentes: soviética, cubana, chinesa…

Acima de tudo, todavia, o título de amigo dos pobres não corresponde exatamente a alguém que apoiou regimes que causaram uma pobreza tão espantosa a ponto de serem qualificados pelo então cardeal Joseph Ratzinger  como a “vergonha de nosso tempo” (13).

Uma análise cuidadosa da América Latina -, país por país – mostra claramente que onde foram aplicadas as políticas propostas por Dom Helder, o resultado foi um aumento significativo da pobreza e do descontentamento popular. Lá onde, ao invés, foram aplicadas políticas opostas, o resultado foi um aumento geral de bem-estar.

Um exemplo para todos: a reforma agrária, da qual Dom Helder foi o principal promotor e que, ao invés disso, mostrou-se “o pior fracasso da política pública em nosso país”, segundo palavras do insuspeito Francisco Graziano Neto, presidente do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), que é o departamento responsável pela implementação da reforma agrária no Brasil (14).

O leitor interessado em explorar o tema, com grande quantidade de dados estatísticos relevantes, pode consultar o livro mencionado acima (15).

Indro Montanelli tinha razão quando disse: “a esquerda ama tanto os pobres que toda vez que chega ao poder faz com que seu número aumente”.

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1. Cfr. Julio LOREDO, L’altro volto di Dom Helder, “Tradizione Famiglia Proprietà”, novembre 1999, pp. 4-5.

2. Luiz Alberto GOMES DE SOUZA, A JUC. Os estudantes católicos e a política, Editora Vozes, Petrópolis 1984, p. 156.

3. Haroldo LIMA e Aldo ARANTES, História da Ação Popular. Da JUC ao PC do B, Editora Alfa-Omega, São Paulo 1984, p. 27-28.

4. Ibid., p. 37.

5. Si veda, per esempio, Scott MAINWARING, The Catholic Church and Politics in Brazil, 1916-1985, Stanford University Press, 1986, p. 71.

6. Cfr. Helder PESSOA CÂMARA, Obras Completas, Editora Universitária, Instituto Dom Helder Câmara, Recife, 2004. Cfr. Massimo INTROVIGNE, Una battaglia nella notte, Sugarco Edizioni, Milano 2008.

7. Plinio CORRÊA DE OLIVEIRA, O Arcebispo vermelho abre as portas da América e do mundo para o comunismo, “Catolicismo” Nº 218, febbraio 1969. È interessante confrontare – per rilevarne le numerose somiglianze – il discorso di Dom Helder con quello tenuto da Ernesto “Che” Guevara all’ONU il 12 dicembre 1964.

8. Si veda Plinio CORRÊA DE OLIVEIRA, TFP pede medidas contra padre subversivo, “Catolicismo”, Nº 211, luglio 1968.

9. Leonardo BOFF, Marxismo na Teologia, in “Jornal do Brasil”, 6 aprile 1980.

10. Gustavo GUTIÉRREZ, Praxis de libertação e fé cristã, Appendice a Id., Teologia da libertação, Editora Vozes, Petrópolis 1975, p. 267, p. 268.

11. Gustavo GUTIÉRREZ, Liberation Praxis and Christian Faith, in Lay Ministry Handbook, Diocese of Brownsville, Texas 1984, p. 22.

12. Julio LOREDO, Teologia della liberazione: un salvagente di piombo per i poveri, Cantagalli, Siena 2014.

13. SACRA CONGREGAZIONE PER LA DOTTRINA DELLA FEDE, Istruzione Libertatis Nuntius, XI, 10.

14. Francisco GRAZIANO NETO, Reforma Agraria de qualidade, in “O Estado de S. Paulo”, 17 aprile 2012.

15. Julio LOREDO, Teologia della liberazione: un salvagente di piombo per i poveri, pp. 315-338. Il libro può essere richiesto online a info@atfp.it

* * *

Em anexo ao artigo acima, divulgamos uma famosa poesia de Dom Hélder que pode ser já chamado Servo Deus. Tem já estampas para devoção privada. 

“Sonhei que o Papa enlouquecia
E ele mesmo ateava fogo
Ao Vaticano.
E à Basílica de S. Pedro…
Loucura sagrada,
Porque Deus atiçava o fogo
Que os bombeiros
Em vão
Tentavam extinguir.
O Papa, louco,
Saía pelas ruas de Roma,
Dizendo adeus aos Embaixadores,
Credenciados junto a Ele;
Jogando a tiara no Tibre;
Espalhando pelos Pobres
O dinheiro todo
Do Banco do Vaticano…
Que vergonha para os Cristãos!
Para que um Papa
Viva o Evangelho,
Temos que imaginá-lo
Em plena loucura!…”

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(*) Tradução: Gercione Lima – Fratres in Unum.com

17 COMENTÁRIOS

  1. “Estou imaginando se, um dia, Jesus baixasse à Terra. Vejo Cristo caminhando pela rua do Ouvidor. De passagem, põe uma moeda no pires de um ceguinho. Finalmente, na esquina a Avenida, Jesus vê D. Helder. Corre para ele; estende-lhe a mão. D. Helder responde: — “Não tenho trocado!”. E passa adiante.” (Nelson Rodrigues)
    .
    Nelson Rodrigues dizia que Dom Helder Câmara precisava da fome nordestina mais que tudo, pois era seu “ganha pão”. É consternador que queiram canonizar esse lobo em pele de cordeiro! Esses charlatões, que ao invés de beijarem os cravos do Santo Cristo, preferem beijar as mãos de ditadores (tais como Betto & Boff; et caterva), já deveriam ter sido excomungados há muito tempo. Mas canonizar?! É um escárnio! Não, não, e não! É uma usurpação demoníaca, meu Deus do Céu! O joio (a subversão esquerdista) foi semeado entre nós, enquanto dormíamos. Mas o seu fim será queimar como palha seca num fogo inextinguível (S. Mateus 3, 12/ S. Mateus 13, 24-30). Viva Cristo Rei! Abaixo o comunismo!

  2. Concordo com a maior parte das afirmações do texto, mas ressalto que Hélder Câmara nunca foi nazista e que o Integralismo jamais foi pró-nazista. Ao contrário do nazismo, o Integralismo sempre foi contrário ao racismo, assim como ao totalitarismo e Plínio Salgado foi o primeiro intelectual brasileiro de prestígio a condenar o nazismo. Neste texto exponho sinteticamente as diferenças e a crítica do Integralismo ao nazismo: http://www.integralismo.org.br/?cont=781&ox=324.

  3. Carta de Dom Gastão Liberal Pinto aos Bispos do Brasil sobre o Integralismo (*)

    (*) A carta do Bispo de São Carlos (SP) que ora se publica, seguida das reflexões sobre as posições ideológico-religiosas do movimento integralista, é um documento de valor excepcional. Abre uma pista diferente para o problema, às vezes colocado de maneira simplista, do relacionamento Integralismo e Igreja. Agradecemos ao Mons. Jamil Abib (Rio Claro – SP), haver-nos cedido uma cópia (Direção do CEPHIB).

    São Carlos, 26 de agosto de 1937

    Carta completa:
    https://www.facebook.com/notes/allan-l-dos-santos/carta-de-dom-gast%C3%A3o-liberal-pinto-aos-bispos-do-brasil-sobre-o-integralismo/464539273646271

  4. Quanto à Igreja

    a) O Integralismo é neutro em matéria religiosa. Limita-se a afirmar um Deus “sui generis”. Daí se deduz que as Igrejas devem ser separadas do Estado. A razão desta separação não é política e ocasional, porém doutrinária, conseguintemente condenada pelo “Syllabus”.

    b) Embora apregoe a separação da Igreja e Estado, o Integralismo avoca a si o direito de impor a “harmonia social” e “combater o sectarismo”; isto é, controlar o proselitismo desenvolvido pelas várias Igrejas.

    c) O Integralismo chama a si o direito de examinar as filosofias e doutrinas.

    d) Opõe-se a qualquer agremiação cívica de caráter religioso.

    e) O Integralismo estabelece separação entre a Igreja e o Estado, mas tira à Igreja a indispensável liberdade.

    f) O chefe do Departamento de Doutrina da Ação Integralista acha que em matéria mista cabe ao Estado a supremacia.

    São Carlos, 26 de agosto de 1937

  5. Desgraçadamente,a TFP, hoje IPCO, se iguala aos liberais e esquerdistas nesse ataque mentiroso contra o Integralismo. Sei que existem divergências entre os movimentos, mas disso para o engodo já é de mais.Queria ver como os membros do IPCO se sentiriam se começássemos a ataca-los com as acusações feitas por ex membros, sobre um suposto culto delirante ao Sr.Dr.Plínio e à sua mãe. Das acusações de que dentro da entidade existe uma seita chamada Sempre Viva. Compactuo com todos os ideais da TFP, mas quando esta atacada outro movimento que só faz bem ao Brasil e com baixas mentiras é preocupante. Plínio Salgado foi um dos principais detratores do nazismo na época, isso vocês não contam. O Integralismo foi o maior movimento da história do Brasil isso não se conta. Estaria a TFP com inveja?

  6. Aos integralistas e simpatizantes:
    afirmo que depois dessa publicação do site Instituto Plinio Corrêa de Oliveira,retiro todo o meu apoio a esta entidade após execrarem o maior movimento nacionalista do Brasil que foi o Integralismo na década de 30;sabia que isso era feito de forma velada,porém agora foram longe demais com tamanha ofensa ao nosso ideal nos comparando aos famigerados nazistas.
    Durante os anos 60 até início dos anos 2000 muitos integralistas da AIB e do Partido de Representação Popular contribuíam financeiramente com a antiga TFP,hoje mais de 85% estão mortos e as contribuições acabaram,assim também acabou o silêncio velado e a virulência contra o Integralismo.
    Incentivo aos integralistas que façam o mesmo.

    Pelo bem do Brasil,
    Anauê!

  7. Não gosto de falar mal dos mortos,principalmente em se tratando de um Arcebispo da Santa Igreja. No tempo que D. Hélder era Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, estive diversas vezes com ele e uma das poucas coisas que eu admirava na sua postura, era nunca aparecer se não” de batina. Nunca o vi’ sem batina, embora a Cruz Peitoral, a partir de um certo momento passou a ser de madeira, e não mais de bronze foleado a ouro. Muitos atribuíam estas atitudes dele como humildade, eu não” . Perdoe-me, D. Hélder, principalmente se já’ estas’ no Paraizo, mas muitas de suas atitudes me pareciam falta de humildade, se não” mesmo hipocrisia. A Doutrina Católica nos ensina que a Humildade e’ a verdade. Ora, se é’ Bispo, tem que se portar como tal. A Hierarquia também faz parte do Comportamento Catolico, uma vez que este segue ao Sr. Jesus Cristo e a’ Natureza ,por Ele criada, enquanto Deus. A Hierarquia sendo uma Verdade Catolica, logo ela é’ Humildade Verdadeira ( naturalmente se nao houver petulancia). . Muito bem, tudo isto foi dito para contar um fato. ‘:’. Certa vez, em uma celebração noturna, na igreja de Sant’Anna ,no Rio de Janeiro , estava com meus amigos Congregados Marianos , e, D. Hélder estava presente e já’ se retirando. Achei que devia ir cumprimenta-lo. Aproximei-me, dobrei o joelho e peguei em sua mão para beijar o anel , que ainda era o de ouro. Quando ele percebeu meu gesto, retirou a mão” , com tanta força, que quase fere meu lábio. Teria sido está violência um gesto de Humildade ? Otto de Alencar Sa Pereira

  8. Correção a AIB/INtegralismo jamais foi ou é nazista ou fascista, erro lamentável, não espera uma mentira dessas dos srs. Mas Dom Hélder realmente foi péssimo Bispo, e a beatificação é ridícula… e acrescentando ele foi apenas um membro da AIB.

  9. Salve Maria uma correção a AIB ou seja o Integralismo não foi e nem é Nazista nem Fascista e Dom Hélder fora apenas um membro da AIB. Mas foi péssimo bispo.

  10. Penso que para alguém ser considerado como “um servo de Deus”, o mínimo esperado é que ele tenha servido, em sua vida, em vista de Seus Planos. Pelo exposto, constata-se que D. Helder Câmara pautou sua vida com projetos em desconformidade com o Evangelho, em contrariedade à Doutrina da Santa Igreja e seus ensinamentos. Quem já o julgou foi Deus e espero que tenha merecido o Céu. A confirmação de que ele lá está virá da confirmação de um milagre acontecido por sua intercessão e então saberemos se Deus aprovou (ou não) suas intenções em vida, julgamento que se sobrepôs ao nosso.

  11. Em que pesem as opções políticas e as declarações polêmicas de Dom Hélder Câmara, não se pode negar que ele foi o grande Apóstolo dos Pobres do Nordeste do Brasil. Creio que à sua sábia opção em defesa dos pobres, talvez tenha faltado a opção místico/espiritual própria do Padre Cícero Romão Batista e do Apóstolo do Povo de Canudos, Antonio Vicente Mendes Maciel. O Bom Jesus Conselheiro. Entretanto, ouvi Leonardo Boff afirmando certa vez que o místico não é o indivíduo mergulhado no isolamento absoluto, alheio à necessidades da humanidade, e somente submerso no estado profundo da contemplação (o que também é positivo). “Místico é aquele que está com os olhos abertos para ver as feridas do outro e as mãos estendidas pra pensá-las”. Neste sentido: Cícero Romão Batista e Hélder Câmara (de formação Lazarista) foram Místicos na dimensão estrita do termo. E Antonio Conselheiro também, conforme a índole carismática da alma cearense; religiosa.
    Creio que muitos de nós fomos traídos pela teorização marxista e somente nos foi revelada a práxis concreta do comunismo/socialismo quando a História aprofundou o debate depois da morte da Mao-Tsé-Tung, das revelações feitas pelo Dalai-Lama sobre as atrocidades perpetradas pelo Partido Comunista Chinês contra o Povo Tibetano, do esquartejamento da União Soviética e da queda do muro de Berlim. Dom Hélder foi um de nós! Com os mesmos sonhos, as mesmas utopias, as mesmas indignações, as mesmas interrogações e a mesma luta intrépida contra a miséria hedionda que tortura e mata diariamente milhões de Irmãos e de Irmãs, ferindo incisivamente os nossos corações abarrotados de indignação com tantas e tamanhas injustiças.

    JOSÉ PLÍNIO DE OLIVEIRA
    (Serrinha – Bahia)

  12. Eu sabia que a TFP possuía divergências com o Integralismo, mas disso para a mentira, alegando que a AIB era nazista, eu não esperava.

    Lastimável.

  13. Eu vivi todo esse tempo, e sabia bem quem era D. Helder Câmara, mas não conhecia toda essa documentação.
    O ” Affaire Comblin” é que me fez ver inteiramente quem era D. Helder Câmara, aliás, foi o que deu origem às 1.600.000 assinaturas de brasileiros contra a infiltração comunista na Igreja, Abaixo-assinado que a Cúria Romana de Paulo VI fez desaparecer ….
    Beatificá-lo ??? O que dizer disso ???

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