Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Dom Josef Bode quer “reformar” o Sínodo pelas bases

Por Mathias von Gersdorff

2 minhá 9 anos


Dom Franz Josef Bode
Dom Franz Josef Bode

Na tentativa de obter autonomia para a Igreja Católica na Alemanha e de distanciá-la do Vaticano, a delegação alemã no Sínodo da Família não poupa nenhum esforço.

Um dos três delegados, Dom Franz-Josef Bode, bispo de Osnabrück, apresentou a sugestão de que o “o instrumento Sínodo universal” deveria ser reformado e que fosse dado o direito de palavra “aos leigos e especialmente às mulheres” – noticia a Radio Vaticano.

Essa reforma deveria se dar a nível local.

A argumentação bizarra de Dom Bode: tais reformas não são fáceis de passar nos níveis mais altos, mas nos níveis locais vão sendo cada vez mais usadas e procuradas.”

Nisso ele tem razão: nenhum católico normal vai se deixar levar pelas propostas dos católicos de esquerda alemães.

Dom Franz Josef Bode
Dom Franz Josef Bode

Mas a coisa se torna ainda mais grotesca quando um bispo apresenta justamente a Alemanha como um modelo a ser seguido pela Igreja universal: A Igreja Católica na Alemanha é a favor hoje em dia da inclusão de muitos grupos, como se viu nos últimos cinco anos do processo de dialogo, noticia a Radio Vaticano citando Dom Bode.

O objetivo dos alemães é claríssimo. Eles veem poucas chances de impor suas concepções no âmbito do Vaticano e da Igreja universal. Por isso querem conseguir o maximo de autonomia possível.

É obvio que isso representaria uma catástrofe para a Fé católica na Alemanha. Pois teólogos e grupos, financiados pelo Estado, como o Comitê Central dos Católicos Alemães (ZdK) ou a União da Juventude Católica  (BDKJ) acabariam ditando as regras.

Tradução do original alemão: Renato Vasconcelos

Detalhes do artigo

Autor

Mathias von Gersdorff

Mathias von Gersdorff

42 artigos

Economista, jornalista e ativista pró-vida, escreveu diversos livros e é diretor da campanha "Crianças em Perigo" da Associação Alemã pró-Civilização Cristã.

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados