Também na Bolívia nova derrota da esquerda

0

Na sucessão da derrota da esquerda nas eleições presidenciais do Equador (nesse domingo) tivemos tambem o revés do partido de Morales, na Bolívia, e o risco da esquerda perder o segundo turno no Peru.

“A derrota sofrida pelo MAS (Movimento ao Socialismo) no escrutínio ocorrido neste domingo, em quatro Departamentos da Bolívia, é um sinal de que a população está percebendo que o discurso populista de Evo Morales continua (e é rejeitado), garantiu a analista Luisa Cortez ao PanAm Post.”

Do nove Departamentos apenas três ficaram com a esquerda.

“Os últimos dias eleitorais na América Latina estão dando reviravoltas interessantes ao mapa geopolítico da região. O Equador se despediu do socialismo com a eleição de Guillermo Lasso, enquanto o Peru irá ao segundo turno para definir se a esquerda permanece ou não na presidência.”

Primeiro teste após eleições presidenciais de março

A Bolívia é outro país que nos últimos dias passou por um processo eleitoral. Quatro departamentos foram às urnas após a eleição presidencial em 7 de março. Naquela época, nenhum candidato alcançava mais de 50% dos votos, ou mais de 40% com dez pontos de diferença em relação à segunda candidatura mais votada.

“Para a boliviana Luisa Cortez, que atua como analista política, a população “está cansada” do modelo político socialista que tem promovido a corrupção, a má gestão da justiça e o mau uso dos fundos internacionais.”

O atual governo de Luis Arce promove “perseguições políticas como a de Jeanine Áñez e de vários ex-ministros”. “É um roteiro que continua a ser usado e Arce não vai trabalhar com a oposição de forma harmoniosa”.

***

De acordo com a Lei Eleitoral boliviana, o partido que promove a sedição e o terrorismo não deve participar nas eleições nacionais. “Infelizmente, o órgão eleitoral permitiu que o MAS continuasse participando quando deveria ter perdido sua personalidade jurídica ”, afirma Cortez.

***

Saudamos com alegria mais essa derrota da esquerda na Bolívia. Que a Divina Providência desperte uma sadia reação popular contra o socialismo do MAS e desbanque defintivamente a esquerda do Poder.

Fonte: https://panampost.com/oriana-rivas/2021/04/13/contundente-derrota-al-partido-de-evo-morales-abre-puerta-de-salida-al-socialismo/

Deixe uma resposta