Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Um modelo de Organicidade, Universitas (2021): St. Louis de Montfort Academy


Nosso Site tem abordado o modelo de Sociedade Orgânica oposto ao Great Reset. Se esse último consubstancia e realiza o totalitarismo socialista (a Nova Ordem Mundial) perguntamos: já houve algum modelo de Organicidade na História do Ocidente cristão? Qual a resposta que oferecemos ao algoritmo massificante do Great Reset?

“Tempo houve em que a filosofia do Evangelho governava os Estados”

Ensina o Papa Leão XIII: “Tempo houve em que a filosofia do Evangelho governava os Estados. Nessa época, a influência da sabedoria cristã e a sua virtude divina penetravam as leis, as instituições, os costumes dos povos, todas as categorias e todas as relações da sociedade civil. Então a Religião instituída por Jesus Cristo, solidamente estabelecida no grau de dignidade que lhe é devido, em toda parte era florescente, graças ao favor dos Príncipes e à proteção legítima dos Magistrados. Então o Sacerdócio e o Império estavam ligados entre si por uma feliz concórdia e pela permuta amistosa de bons ofícios. Organizada assim, a sociedade civil deu frutos superiores a toda a expectativa, cuja memória subsiste e subsistirá, consignada como está em inúmeros documentos que artifício algum dos adversários poderá corromper ou obscurecer. (1)

***

O que é a Universitas?

No último artigo mostramos que a Universitas não era apenas a Universidade, no sentido moderno da palavra, mas era uma adaptação de uma palavra latina que vem de universo. E a Universitas era todo e cada um grupo social que organicamente se constitui, toma vida e se afirma.

Em outras palavras, sempre que se surge na sociedade uma célula de determinado vulto, pela ordem natural das coisas, esta célula começa a exercer algumas parcelas da soberania. Por um processo de desenvolvimento gradual, orgânico, de acordo com circunstâncias históricas.

Mostramos que um Sindicato moderno, por exemplo, é o contrário da organicidade: contribuições compulsórias, politização de esquerda, sem interação natural entre os filiados. MST, CUT são tipicamente movimentos socialistas, compulsórios, não são exemplos de Universitas.

Um moderno exemplo de Universitas: St. Louis de Montfort Academy

Instituída há 25 anos, por sugestão do Prof. Plinio à TFP americana, a St. Louis de Montfort Academy realiza, em termos de modernidade do século XXI, a autêntica concepção medieval de Universitas.

Famílias conservadoras, à procura de uma educação eficiente e formação moral para seus filhos, elegem essa Academia. Na categoria de Homeschooling, com excelente reputação curricular, a Academia segue os padrões americanos de ensino

Diretor, professores e alunos constituem, na prática, uma Universitas. Em regime integral de ensino, incluindo moradia e refeições, recreações, passeios e campanhas em defesa dos Valores Morais.

A formação completa de um jovem define a meta da Academia. Ao par de uma profunda instrução recebida, podem os alunos se beneficiar de um ensino religioso sólido, cujos efeitos salutares são secundados pelo ambiente. Longe dos atrativos pouco recomendáveis das grandes cidades, influenciados pelos ensinamentos de mestres de competência e pelos exemplos de companheiros, o estudante encontra ali um meio em que o desenvolvimento científico é iluminado pela Fé e facilitado pelo bom exemplo de seus colegas.

Importância dos ambientes na formação do jovem

Por que razão a Academia São Luis Grignion procura oferecer ao jovem estudante um ambiente consoante com os princípios católicos?

Ensina o Prof. Plinio: “Ambiente é a harmonia constituída, pela afinidade de vários seres reunidos em um mesmo lugar. Imagine-se uma sala com proporções amenas, decorada com cores risonhas, mobiliada com objetos graciosos, em que há muitas flores exalando um aroma suave; alguém toca nesta sala uma música alegre. Forma-se aí um ambiente de alegria.

“É claro que o ambiente será tanto mais expressivo quanto mais numerosas forem as afinidades entre os seres que em tal sala se encontram. E assim, esse ambiente poderá ser, além de alegre, também digno, cultivado, temperante, se a dignidade, a cultura e a temperança existirem nas pessoas e coisas que ali se encontram.

“O ambiente será o contrário de tudo isto, ou seja, triste, extravagante, feio, vulgar, se os objetos que o constituírem tiverem, todos, estas notas.” Ambientes, Costumes, Civilizações – Sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas (pliniocorreadeoliveira.info)

Uma catedral projetada por um comunista, por exemplo, Niemayer, será forçosamente revolucionária e ateisante. Veja-se o projeto de nova catedral de Belo Horizonte.

Onde encontrar nesse projeto elevação de alma, sacralidade, convite para que o homem se eleve à consideração do Deus Vivo e Verdadeiro?

Doutrina e arte, nexo que os comunistas compreendem … e praticam.

Pelo contrário, vejamos o ambiente elevado, sacral que inspira os ambientes na Academy.

Os homens formam para si ambientes à sua imagem e semelhança, ambientes em que se espelham seus costumes e sua civilização. Mas a recíproca também é verdadeira em larga medida: os ambientes formam à sua imagem e semelhança os homens, os costumes, as civilizações. Em pedagogia, é isto trivial. Mas valerá só para a pedagogia? Quem ousaria negar a importância dos ambientes na formação dos adultos; formação, dizemos com toda a propriedade, pois nesta vida o homem, em todas as idades, tem de se dedicar ao esforço de formar-se e reformar-se, preparando-se assim para o Céu, que é só onde cessa a nossa marcha para a perfeição.

Fanfarra e atividades

A Universitas, sendo um todo orgânico, cuida de todas as atividades de seus membros. A Academy oferece a seus alunos atividades culturais, recreativas, ação sobre o público em defesa dos Valores Morais.

A fanfara é um marcante exemplo de desenvolvimento da personalidade. Os alunos da Academy são convidados a se integrarem na banda, escolhem seu instrumento, participam de ensaios e apresentações.

(1) Encíclica “Immortale Dei”, de 1º-XI-1885, Bonne Presse, Paris, vol. II, p. 39.

***

Fica traçado um rápido esboço da Academia São Luis Grignion de Montfort. Um moderno exemplo de Universitas, ou seja, um todo orgânico voltado ao bem estar educacional, corporal e espiritual de seus estudantes, professores, diretor, funcionários e famílias.

São Luis Grignion proteja tão excelente e meritória iniciativa da TFP americana. Os vídeos podem ser acessados na internet.

(1) Encíclica “Immortale Dei”, de 1º-XI-1885, Bonne Presse, Paris, vol. II, p. 39.

Detalhes do artigo

Autor

Machado Costa

Machado Costa

55 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados