Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Venezuela e Cuba: Um casamento sectário


maduro_fidel

Quando o falecido líder venezuelano Hugo Chávez buscou uma integração com o governo de Cuba, a ponto de dizer que as duas nações formavam uma só, o objetivo parecia claro. Cada uma delas entraria com o que possuía de próprio: a Venezuela com o dinheiro e Cuba com a ideologia comunista.

Haveria vantagem para ambos os lados. Para Cuba, arrasada moral e materialmente por mais de 50 anos de opressão comunista, o dinheiro era extremamente bem-vindo para manter o regime. Quanto à Venezuela, Chávez tinha necessidade de rechear com a doutrina comunista a empada vazia do bolivarianismo.

Acontece que nesse casamento de conveniência, uma das partes falhou redondamente. Chávez morreu, o dinheiro acabou, e os irmãos Castro viram-se obrigados a procurar outras fontes de financiamento para manter o comunismo na ilha. Parecem ter encontrado agora uma arca promissora de dólares junto ao presidente Obama, dos Estados Unidos, sob as bênçãos do Papa Francisco. Maduro, por seu lado, busca na China uma sustentação para a sua utopia.

Não obstante isso, o casamento Venezuela-Cuba não se desfez, e o laço ideológico o mantém indissoluvelmente unido, pelo menos por enquanto. O que é fácil compreender, pois o comunismo, antes e acima de ser um regime político, é uma seita filosófica, com sua doutrina e seus dogmas, que visa apoderar-se dos povos e das nações, reduzindo-os a um igualitarismo escravocrata, antinatural e malsão. É um casamento sectário.

Alguns dados recentes nos falam da perseverança dessa união, para infelicidade dos povos de Cuba e da Venezuela.

O general da reserva Antonio Rivero, ex-aliado de Hugo Chávez, que deixou as Forças Armadas venezuelanas denunciando a sua cubanização e vive agora refugiado em Nova York, informou que 20% dos 100 mil cubanos que se encontram atualmente na Venezuela foram treinados para a guerra. Estão ali para velar pelos interesses de Havana no caso de setores das Forças Armadas venezuelanas tentarem pôr fim ao regime de Nicolás Maduro (cfr. “El Nuevo Herald”, Miami, 30-1-15).

Sob os lineamentos de 15 diferentes acordos de cooperação militar, Chávez outorgou a Cuba acesso e esquemas de controle sobre setores chaves da Força Armada venezuelana, incluindo a área de comunicações e vários sistemas de armas, explicou Rivero.

Em caso de uma tentativa para derrubar o regime de Maduro, o general disse que a maior resistência proviria dos combatentes cubanos que se encontram no país, bem como dos cerca de três mil jovens revolucionários treinados em Cuba e que hoje em dia fazem parte da denominada Frente Francisco de Miranda.

O plano bolivariano para tomar as Américas (ao menos a do Sul) está bastante avariado, mas a seita comunista não desistiu dele.

Ademais das situações trágicas da Venezuela e de Cuba, há as tentativas crescentes do bolivarianismo para se firmar na Argentina, onde a presidente Cristina Kirchner vem abrindo de par em par as portas para a entrada da China. Os chineses estão também de olho em outros países latino-americanos, de modo especial no Brasil, é claro.

Aqui poderão ter o apoio da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), cuja atuação indica sua tendência em apoiar as reformas socialistas para o País.

O principal obstáculo até agora encontrado para a realização desse plano tem sido a falta de apoio, e em muitos casos a oposição declarada, da opinião latino-americana às diversas investidas, claras ou veladas, da seita comunista no Continente.

O embate continua. O importante é não esmorecer na luta contra essas tentativas malsãs.

Detalhes do artigo

Autor

Gregorio Vivanco Lopes

Gregorio Vivanco Lopes

173 artigos

Advogado, formado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Autor dos livros "Pastoral da Terra e MST incendeiam o Brasil" e, em colaboração, "A Pretexto do Combate Á Globalização Renasce a Luta de Classes".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados