Os investimentos no Super Porto do Açu garantiriam à China o acesso a recursos naturais fundamentais do Brasil

Luis Dufaur

O jornal britânico “The Guardian” perguntou-se se a China é uma saqueadora do Brasil.

A construção de um enorme complexo portuário e industrial no município de São João da Barra, na região norte do Estado do Rio de Janeiro, apelidado de “Estrada para a China” foi o eixo da questão.

Os investimentos no Super Porto do Açu garantiriam à China o acesso a recursos naturais fundamentais do Brasil.

O macro-porto criará “uma nova fase nas relações” entre os dois países, disse o secretário de desenvolvimento econômico do Rio, Júlio Bueno.

Para o economista Delfim Netto é um “erro grave” permitir que um país estrangeiro compre terras, minerais e recursos naturais do Brasil.  

O “Financial Times” fala dos “sólidos laços econômicos” estabelecidos entre os dois países nos últimos anos e destaca que a China considera o acesso a petróleo e gás uma questão de segurança nacional. De fato, o investimento atende a máxima prioridade internacional da China: obter a hegemonia planetária a qualquer custo.

Ainda segundo o “Financial Times”, “as grandes petrolíferas (estatais) chinesas estariam interessadas em alguns dos campos de pré-sal brasileiros”.

Na África, a China expande-se rapidamente e após garantir a presença procede com métodos extorsivos contra os países e contra o grande número de empregados que contrata.

6 COMENTÁRIOS

  1. A China precisa também do NIÓBIO que o Brasil tem e a Dilma está entregando de graça para eles, ai eu volto a perguntar onde está as FORÇAS ARMADAS, como um país comunista pode comprar terras do Brasil isto que está acontecendo é muito grave e o que eu não me
    conformo é o povo está sendo enganado, o povo é igual a marido traído vai ser o último a saber, todos os poderes sabe o que está acontecendo no país, principalmente a IGREJA CATÓLICA que tinha quer ser a primeira a denunciar é a primeira a se calar, vamos pagar caro por isso e vai sobrar para todo mundo RICOS E POBRES, eu quero ver alguém aguentar
    o sofrimento que vem, não é atoa que na bíblia fala que quem vai liderar a fila dos perdidos para o inferno são os COVARDES. Só comentar textos não vai ajudar o País.

  2. Quem estudar a historia da China verá que nunca foram e nunca serão de confiança. Sempre existe varias segundas intensões por traz de tudo o que buscam.
    Só não entendo como um partido, e uma candidata a presidente fala tanto em medo do opositor privatizar as estatais…. se o que está acontecendo e entreguismo gratis a ladrões.
    Nem mesmo no Paraguai os estrangeiros não podem ter propriedades numa faixa de 40km.
    Cadê a nossa segurança?…..Cadê a nissa soberania????? Cadê o bom senso desses desgovernantes????

  3. Lei ecológica numero um: pode e deve contaminar, devastar qualquer “santuário ecológico” desde que seja para fins de ajudar o socialismo e o comunismo.
    Parágrafo único: os idiotas de plantão devem aceitar e ajudar com recursos próprios nestes objetivos estratégicos anti-nacionais.

  4. China? Aquele país comunista e, como tal, ofensor dos verdadeiros direitos humanos e até dos humanos direitos?
    Puxa, que “coincidência”…
    Com a palavra o (des)governo federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome