Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Itamaraty confirma apoio à luta anti terrorismo. O Irã e a vocação da Pérsia

Por Marcos Machado

3 minhá 5 anos — Atualizado em: 1/9/2020, 10:59:20 AM


Nosso Site já comentou a oportuna, serena e firme Nota do Itamaraty contra o terrorismo internacional em apoio à ação de autodefesa dos EUA no Iraque. https://ipco.org.br/pingo-nos-brasis-itamaraty-acerta-condenando-o-terrorismo-china-e-russia-silenciam/

Na sequência dos fatos, “o Ministério das Relações Exteriores do Irã convocou os representantes diplomáticos brasileiros em Teerã a comparecerem à chancelaria iraniana para explicar o teor da nota em que o governo brasileiro manifesta seu “apoio à luta contra o flagelo do terrorismo” e reitera que “essa luta requer a cooperação de toda a comunidade internacional sem que se busque qualquer justificativa ou relativização para o terrorismo”.

“Segundo a Folha, a diplomata (encarregada de Negócios do Brasil em Teerã, Maria Cristina Lopes) teria dito às autoridades iranianas que a posição do governo Jair Bolsonaro não deve ser entendida como uma manifestação contra o país e que as relações entre os dois países são amplas, não podendo ser reduzidas ao que foi abordado no comunicado.

O terrorismo não é problema exclusivo do Oriente Médio. Cuba, Venezuela, FARC,  ELN são suportes do terrorismo

“Ainda segundo a Folha, Maria Cristina ressaltou que o terrorismo não é um problema exclusivo do Oriente Médio e que o país brasileiro também se preocupa com a presença de grupos terroristas na América do Sul, como na Venezuela”. (1)
* * *

O Itamaraty mantém nossa posição serena e firme face ao Terrorismo no Oriente Médio e na América. A nota da Folha não menciona Cuba — grande exportadora da guerrilha e terrorismo na América Latina.

Quando um povo tem identidade e representa a sua Pátria?

Em que medida o Irã (de hoje) se confunde com o terrorismo?

Um exemplo e já temos a solução. O Nazismo nunca representou a Nação alemã. Era uma imposição despótica, uma deformação do espírito militar germânico. Confundir, pois, nazismo com Alemanha é um erro elementar.

O mesmo diríamos do Stalinismo que subjugou, dominou e escravizou a Rússia. A autêntica Rússia nada tem a ver com a URSS. Por essa razão, Nossa Senhora, em Fátima, veio pedir a Consagração e Conversão da Rússia (e, pois, a derrota do comunismo).

Seria muito oportuno o Irã informar à comunidade internacional que o terrorismo não representa aquela Nação. E, também, que está aliado ao Ocidente no combate ao terrorismo. Aguardamos essa declaração.

Pérsia (Irã) na História da Humanidade: uma vocação de síntese

“Em determinada época, os persas superaram e dominaram os medos, e projetaram sua influência sobre a Ásia, a África e a Europa. Não criaram uma civilização própria, como os egípcios, mas apenas fizeram uma obra de síntese e de difusão das outras civilizações, isto é, assimilaram as civilizações de outros povos e espalharam-nas, pelas suas numerosas conquistas.

“A obra de síntese dos persas foi muito dificultada, porquanto os povos que compunham o seu império se diferenciavam muito uns dos outros, sob o ponto de vista da civilização e da cultura.

“Os persas praticavam uma política de tolerância, deixando aos povos conquistados todas as suas leis, costumes, etc. Os impostos eram cobrados pelos naturais do país. Esta política era benigna, e por isso o Império Persa teve muito mais duração do que o dos caldeus.

“Os persas unificaram o Oriente sob o seu domínio. Governavam com relativa brandura, apesar de os seus soberanos terem por vezes rasgos de crueldade, como por exemplo o seguinte: Ciro, o grande persa, tendo vencido os Lídios, aprisionou Creso, rei da Lídia, condenando-o à fogueira. Mas o filho deste, que era mudo, falou pela primeira vez, implorando a vida de seu pai, no que foi atendido”. (2)

Muito oportuno seria que o Irã voltasse às suas origens e se identificasse com a vocação de síntese, que teve a Pérsia, no Mundo Antigo.

E também se aliasse à luta internacional contra o terrorismo.

(1) https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2020/01/07/interna_politica,818957/brasil-diz-que-nota-do-itamaraty-nao-e-manifestacao-contra-o-ira.shtml

(2) https://www.pliniocorreadeoliveira.info/BIO_1936_Pre_Universit%C3%A1rio_05.htm

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

492 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados