Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Mais uma imposição cínica da China: impedir a extradição de Meng Wanzhou


     Notícia do Estado, Redação, 2 de março: XANGAI – “A China exigiu neste sábado, 2, que o Canadá pare com a extradição aos Estados Unidos de Meng Wanzhou, diretora financeira da multinacional chinesa de telecomunicações Huawei, um processo autorizado na sexta-feira pelo Governo do país”.

     “”O abuso por parte de Estados Unidos e Canadá das suas regras de extradição é uma grave violação dos direitos legítimos de um cidadão chinês”, disse hoje o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Lu Kang”.

     “O Departamento de Justiça do Canadá emitiu nesta sexta-feira, 1, uma autorização para começar formalmente o processo de extradição de Meng, detida em 1º de dezembro do ano passado na cidade canadense de Vancouver quando ia para o México”.

     “Em janeiro, o Departamento de Justiça dos EUA acusou a Huawei, duas companhias filiadas e Meng por 13 casos de fraude e conspiração para evitar as sanções impostas por Washington ao Irã”.

Segundo euronews.com há também a acusação de roubar “informações confidenciais do grupo de telecomunicações norte-americano T-Mobile1.

     “Meng está atualmente em liberdade sob fiança, mas proibida de deixar sua mansão em Vancouver. A executiva terá que comparecer no dia 6 de março no Tribunal Supremo da província da Colúmbia Britânica para iniciar o processo de extradição”.

     * * *

     * Assim é o cinismo comunista chinês: exige a libertação de Meng alegando “violação dos direitos legítimos de um cidadão chinês”, ameaça o Canadá, prende ex diplomata canadense.

     * De outro lado exige que a Igreja Católica seja subjugada à Igreja patriótica, proíbe menores de frequentar igrejas, destrói templos e cruzes, censura a internet e policia os cidadãos com 200 milhões de câmeras – tudo isso alegando que são “assuntos internos da China”.

       E ainda tem ingênuos que acham que a China mantem relações comerciais “sem viés ideológico”.

https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,china-exige-que-canada-pare-com-extradicao-de-executiva-da-huawei-para-os-eua,70002741519

1 https://pt.euronews.com/2019/03/04/china-exige-libertacao-imediata-de-meng-wanzhou

Detalhes do artigo

Autor

León de La Torre

León de La Torre

262 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados