Notícia do Estado, Redação, 2 de março: XANGAI – “A China exigiu neste sábado, 2, que o Canadá pare com a extradição aos Estados Unidos de Meng Wanzhou, diretora financeira da multinacional chinesa de telecomunicações Huawei, um processo autorizado na sexta-feira pelo Governo do país”.

     “”O abuso por parte de Estados Unidos e Canadá das suas regras de extradição é uma grave violação dos direitos legítimos de um cidadão chinês”, disse hoje o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Lu Kang”.

     “O Departamento de Justiça do Canadá emitiu nesta sexta-feira, 1, uma autorização para começar formalmente o processo de extradição de Meng, detida em 1º de dezembro do ano passado na cidade canadense de Vancouver quando ia para o México”.

     “Em janeiro, o Departamento de Justiça dos EUA acusou a Huawei, duas companhias filiadas e Meng por 13 casos de fraude e conspiração para evitar as sanções impostas por Washington ao Irã”.

Segundo euronews.com há também a acusação de roubar “informações confidenciais do grupo de telecomunicações norte-americano T-Mobile1.

     “Meng está atualmente em liberdade sob fiança, mas proibida de deixar sua mansão em Vancouver. A executiva terá que comparecer no dia 6 de março no Tribunal Supremo da província da Colúmbia Britânica para iniciar o processo de extradição”.

     * * *

     * Assim é o cinismo comunista chinês: exige a libertação de Meng alegando “violação dos direitos legítimos de um cidadão chinês”, ameaça o Canadá, prende ex diplomata canadense.

     * De outro lado exige que a Igreja Católica seja subjugada à Igreja patriótica, proíbe menores de frequentar igrejas, destrói templos e cruzes, censura a internet e policia os cidadãos com 200 milhões de câmeras – tudo isso alegando que são “assuntos internos da China”.

       E ainda tem ingênuos que acham que a China mantem relações comerciais “sem viés ideológico”.

https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,china-exige-que-canada-pare-com-extradicao-de-executiva-da-huawei-para-os-eua,70002741519

1 https://pt.euronews.com/2019/03/04/china-exige-libertacao-imediata-de-meng-wanzhou

3 COMENTÁRIOS

  1. […]           “Meng está atualmente em liberdade sob fiança, mas proibida de deixar sua mansão em Vancouver. A executiva terá que comparecer no dia 6 de março no Tribunal Supremo da província da Colúmbia Britânica para iniciar o processo de extradição”. (1) https://ipco.org.br/mais-uma-imposicao-cinica-da-china-impedir-a-extradicao-de-meng-wanzhou/ […]

  2. Onde o comunismo “mete” a pata sempre tem o fundo ideológico da infiltração e consequentemente a deturpação, a mentira e finalmente o domínio das mentes desavisadas. ” Jovens não devem assistir o catecismo católico tradicional da Igreja Católica Romana de orientação ocidental e cristã” e sim os preceitos comunistas inculcados pela “Igreja patriótica chinesa”, isto já é demais !

Deixe uma resposta