Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Notícias Breves – 29/01

Por Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

6 minhá 6 anos


Destaques


1 – RÚSSIA REFORÇA APOIO DIPLOMÁTICO E MILITAR A MADURO
2 – VENEZUELA: PAPA FRANCISCO, CHINA E RÚSSIA NA CONTRAMÃO
3 – ACORDO SINO-VATICANO PÕE EM RISCO A PERSEVERANÇA DE SACERDOTES CHINESES
4 – HOMESCHOOLING NA META DO GOVERNO

Para alternar entre os tópicos, utilize os botões “Anterior” e “Próximo” abaixo:

Rússia reforça apoio diplomático e militar a Maduro

A Rússia de Putin é um dos governos que sempre apoiou Maduro
Foto: DW / Deutsche Welle

Estado, 26 de janeiro, Roberto Godoy: “Moscou anunciou que vai manter todos os programas de ajuda militar que conserva com a Venezuela desde 2005 cobrindo o fornecimento de equipamentos e o treinamento de pessoal.
“O acordo bilateral, iniciado há 14 anos, envolve contratos avaliados em cerca de US$ 10 bilhões. As primeiras negociações, decididas em Moscou diretamente entre Vladimir Putin e Hugo Chávez, resultaram no fornecimento de 24 avançados caças Su-30, helicópteros de ataque e sistemas eletrônicos de comando. O processo nunca foi interrompido.
“A lista cresceu e na rodada mais recente incorporou a entrega de novas baterias de sofisticados mísseis S-300, de defesa antiaérea, 100 tanques pesados T-72B1V, pouco mais de uma centena de blindados sobre rodas BTR-80/90 e ao menos mil
“O vice-primeiro-ministro Yury Borisov, “destacou ainda que o governo Putin “apoia o presidente Maduro legitimamente eleito”.
O vice-ministro da Defesa, general Nikolai Pankov, “comentou que estuda a eventual instalação de uma base militar da Rússia no litoral caribenho da Venezuela, provavelmente em Puerto Cabello, para dar apoio técnico a navios e aviões de combate em missões de longa distância”.

* * *

E ainda tem gente ingênua que se ilude com Putin e a Rússia.

Poderia haver declaração mais clara de apoio militar e diplomático ao ditador socialista venezuelano?

Fonte: https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,cenario-russos-reforcam-ajuda-militar-ao-chavismo,70002694853

Venezuela: Papa Francisco, China e Rússia na contramão

O Papa Francisco na Missa de hoje na JMJ Panamá 2019. Foto: David Ramos / ACI Prensa

AFP, 24 de janeiro – Rússia -“Consideramos a tentativa de usurpação do poder na Venezuela como uma violação do direito internacional. Nicolás Maduro é o legítimo chefe de Estado” afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

China -“A China defende o princípio de não-interferência nos assuntos políticos internos de outros países, e se opõe à interferência na Venezuela de forças externas”. – Porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying”.1

AFP, 24 de janeiro, Panamá – “O papa Francisco apoia “todos os esforços para aplacar o sofrimento dos venezuelanos” após o agravamento da crise no país, declarou no Panamá, nesta quinta-feira (24), o porta-voz interino da Santa Sé, Alessandro Gisotti”.

“Em dezembro, na missa do Urbi et Orbi, Francisco desejou que a Venezuela pudesse encontrar “harmonia” e que a sua sociedade trabalhasse “fraternalmente pelo desenvolvimento do país, ajudando os setores mais enfraquecidos da população”.

* * *

Como se sabe, “a Conferência Episcopal Venezuelana tem sido dura com o questionado presidente” (Maduro)2.

Ensina Pio XI: “Velai, Veneráveis Irmãos, por que se não deixem iludir os fiéis. Intrinsecamente mau é o comunismo, e não se pode admitir, em campo algum, a colaboração recíproca, por parte de quem quer que pretenda salvar a civilização cristã. E se alguém, induzido em erro, cooperasse para a vitória do comunismo em seu país, seria o primeiro a cair como vítima do próprio erro”3.

Fonte:

1 – https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2019/01/24/veja-as-reacoes-internacionais-a-situacao-na-venezuela.htm
2 – https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2019/01/24/papa-apoia-todos-os-esforcos-para-aplacar-o-sofrimento-dos-venezuelanos.htm
3 –  Vozes, Petrópolis, Documentos Pontifícios, fasc. 1, 6ª ed., 1959, p. 30.

Acordo sino-vaticano põe em risco a perseverança de sacerdotes chineses

O “Acordo Provisório” do Vaticano com a China cria graves problemas de consciência em sacerdotes fieis à Roma.

Notícia de AsiaNews, 25 de janeiro, Padre Peter: “Lembro-me do que o cardeal Joseph Zen (Chen Ri Jun) disse: se a Santa Sé e o governo chinês realmente chegassem a um acordo, permitindo que os bispos ilegítimos liderassem suas dioceses, os sacerdotes da Igreja não oficial poderiam seguir livremente suas consciências. Se não pudessem proclamar o Evangelho, poderiam ir para casa e trabalhar nos campos. Eu não esperava que a profecia do Card Zen se tornasse realidade”.

Assim, AsiaNews cita alguns fatos: “O padre prosseguiu explicando que “há mais de 30 anos que tenho lutado contra a Associação Patriótica, e agora eles querem que eu me torne o padre assistente de um padre da Associação Patriótica. Eu não posso aceitar, não tenho escolha a não ser ir para casa.” Ouvindo essas palavras, senti uma dor indescritível no meu coração. O que podemos ainda dizer sobre a Santa Sé? Eu ainda respeito a consciência deste meu irmão. Ele tem o direito e a obrigação moral de obedecer a sua fé e sua consciência”.

* * *

Faz lembrar uma frase da Escritura Sagrada: tornei-me estrangeiro na casa de meu pai.

Homeschooling na meta do governo

Ministro Onyx Lorenzoni (ao microfone) apresenta metas dos 100 primeiros dias do governo Bolsonaro — Foto: Guilherme Mazui/G1

Notícia de O Globo, 23 de janeiro, informa que “o governo federal pretende editar uma medida provisória para regulamentar a educação domiciliar das crianças brasileiras em idade escolar, conhecida também como “homeschooling”. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (23), durante a divulgação das metas da nova gestão para os 100 primeiros dias de governo. A meta está ligada ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos”.

“Atualmente, a prática de ensinar as crianças em casa não é regulamentada (…) a maioria dos ministros admitiu que a prática poderá se tornar válida se aprovada uma lei que permita avaliar não só o aprendizado, mas também a socialização do estudante educado em casa.

“Segundo Lorenzoni, a proposta do governo de Jair Bolsonaro (PSL) é criar as regras exigidas pelo STF por meio de uma medida provisória. Ainda de acordo com o novo governo, atualmente 31 mil famílias já praticam o “homeschooling””.

* * *

Bom começo, esperamos que caia logo mais essa impostura petista de sobrepor o Estado ao direito natural dos Pais.

A família é anterior ao Estado e de direito natural. Fala-se tanto em “direitos humanos” e se esquece de que educar os filhos é função e direito primordial dos pais.

Fonte: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/01/23/regulamentar-a-educacao-domiciliar-e-uma-das-metas-prioritarias-dos-100-primeiros-dias-do-governo-bolsonaro.ghtml

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2539 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados