Após cinco anos de estudos e pesquisas sobre o Santo Sudário, organismo científico da mais alta competência conclui que a ciência, mesmo a mais avançada, não tem condições de produzir algo semelhante: impossível imitá-lo ou falsificá-lo.

O Santo Sudário de Nosso Senhor Jesus Cristo é certamente a relíquia mais preciosa e venerada de toda a Cristandade.

Tendo passado por todo tipo de vicissitudes e desastres ao longo da História, inclusive um princípio de incêndio, ele se encontra atualmente na catedral de Turim, Itália, onde é exposto à visitação dos fiéis em certos períodos.

Trata-se do lençol de linho que envolveu o corpo sagrado do Salvador, descido ao sepulcro onde permaneceu por três dias, após os quais ressuscitou. Quis a Providência Divina que, milagrosamente, a figura de Nosso Senhor ficasse impressa nesse tecido, de forma indelével e humanamente inexplicável. Foi o modo que Deus Padre encontrou para legar aos homens a fotografia impressa de seu Divino Filho.

Sempre presente na vida da Igreja

O Santo Sudário alimentou a fé e a piedade dos primeiros cristãos em Jerusalém, sustentou os mártires e os perseguidos nas catacumbas, inspirou a expansão dos católicos por toda a vastidão do Império Romano, extasiou os homens da Idade Média e, em particular, acendeu o zelo dos cruzados. Nas épocas posteriores, de decadência religiosa, foi ainda o Santo Sudário uma luz de fixação da fidelidade dos fiéis e de esperança de perdão para toda a humanidade.

Chegamos assim aos tempos presentes, em que o considerável desenvolvimento das ciências foi interpretado por muitos ateus, hereges e católicos decadentes como sendo o dobre de finados da veneração ao Santo Sudário, o qual não teria mais nenhuma missão a cumprir. As ciências o estudariam, provariam que ele é fruto de simples confecção humana, talvez até uma falsificação feita na Idade Média.

Verificou-se precisamente o contrário. Atraídos pela originalidade daquele misterioso tecido, os mais categorizados cientistas de diversos países, representando os mais diferentes ramos da ciência, debruçaram-se sobre o Sudário para estudá-lo e interpretá-lo, mediante os mais sofisticados aparelhos que a ciência conseguiu inventar, e aplicando os conhecimentos mais recentes. O resultado foi surpreendente para os detratores do Sudário: ficou provado que a figura nele impressa não tem qualquer explicação natural.

Mais ainda, os estudos mostraram que a origem do Sudário se situava na Palestina no primeiro século, e que a figura nele representada coincidia com a descrição dos Evangelhos, sendo totalmente inexplicável pela ciência o modo pelo qual fora ela impressa no linho.

A farsa do Carbono 14

Houve uma exceção, em 1987, quando o Cardeal Anastácio Ballestrero, então Arcebispo de Turim, convocou alguns especialistas em datação pelo método do Carbono 14, os quais concluíram, contra tudo quanto até então a ciência havia provado, que se tratava de uma falsificação produzida na época medieval.

Após um pequeno surto midiático de propagação da “falsificação”, diversos cientistas têm estudado o Sudário — objeto de contínua fascinação para a ciência — e mostrado que o método do Carbono 14 havia sido aplicado erradamente, que os tais especialistas do Cardeal Ballestrero nada provaram.

Procuraram ainda os cientistas obter os “dados brutos” dos laboratórios que realizaram o teste do Carbono 14, a fim de ter em mãos as comprovações necessárias, mas nada conseguiram, apesar de reiteradas solicitações. O que só por si lança pesada dúvida sobre a correção científica do episódio.

Dir-se-ia que o milagre do Sudário foi engendrado por Nosso Senhor sobretudo para o nosso tempo, o único capaz de provar cientificamente a sua autenticidade pelo impressionante acervo de conhecimentos de que dispõe.

Nova e importante confirmação

Uma nova confirmação nos chega, e de grandes dimensões. Na Itália, o altamente conceituado órgão científico do governo italiano Agência Nacional para as Novas Tecnologias, a Energia e o Desenvolvimento Sustentável (ENEA) publicou, no final de 2011, um relatório referente a cinco anos de experiências (2005-2010) realizadas com o fim de procurar “conhecer a maneira pela qual ficou estampada sobre a tela do linho do Santo Sudário de Turim a tão particular imagem”.(1)

No seu relatório, os cientistas do ENEA (Di Lazzaro, Murra, Santoni, Nichelatti e Baldacchini) “desmentem, com muito fair play, quase de passagem, mas de modo muito categórico, a hipótese de que o Santo Sudário possa ser obra de um falsificador medieval”.

Diz o relatório: “A dupla imagem (frontal e dorsal) de um homem flagelado e crucificado que aparece a duras penas no tecido de linho do Santo Sudário de Turim, apresenta numerosas características físicas e químicas de tal modo peculiares que atualmente tornam impossível obter em laboratório uma coloração idêntica. Esta incapacidade de repetir (e, portanto, de falsificar) a imagem do Santo Sudário impede formular uma hipótese confiável a respeito do mecanismo de formação da impressão”.

De fato, mesmo hoje em dia, “a ciência não está em condições de explicar de que modo foi formada a imagem corpórea no Sudário. Até agora, todas as tentativas de reproduzir uma imagem em linho com as mesmas características, fracassaram”.

Poupamos ao leitor os numerosos e complexos dados científicos apresentados pelos cientistas do ENEA. Os interessados poderão encontrá-los no link abaixo.(2)

Olhar divinamente suave e severo

Ante algo tão sagrado como o Santo Sudário, cumpre terminar com uma impostação que não é a do cientista (respeitável e muito importante), mas a do homem de fé. Encontramo-la neste comentário de Plinio Corrêa de Oliveira, contemplando a figura de Nosso Senhor estampado no Sudário: “Entrevemos o que poderia ter de divinamente suave e afável seu olhar, o que poderia haver de supremamente afável na linguagem e no timbre de sua voz. É a coexistência de todas as virtudes, de todas as perfeições, em todos os graus que possam caber na natureza como reflexo da natureza divina ligada a Ele pela união hipostática.

“De outro lado, é interessante notar a severidade da expressão. Nosso Senhor morreu vítima de um crime atroz. Do pior de todos os crimes, o crime do deicídio produzido e operado pelo maior tormento de que há notícia na história.

“Olhando para esta fisionomia, os senhores veem que Ele está como um Juiz diante de seus algozes. E que expressa uma rejeição, uma censura, um desacordo, e uma condenação àqueles que O mataram. Como quem diz: ‘Eu sou a Lei, Eu sou o Juiz, e Eu sou a Vítima! E julgo a esses três títulos o crime que contra Mim foi praticado’. É, verdadeiramente divino, majestoso e assombroso”.(3)

___________

Notas:

1. Marco Tosati, “La Sindone non è un falso”, Vatican Insider, 15/12/2011.

2. A íntegra do relatório do ENEA pode ser consultada em: http://opac.bologna.enea.it:8991/RT/2011/2011_14_ENEA.pdf.

3. Palestra para sócios e cooperadores da TFP, realizada em 10-3-1973 (sem revisão do autor).

 

9 COMENTÁRIOS

  1. Maravilhoso mistério rodeia o Santo Sudário, como também a imagem da Virgem de Guadalupe. Coisas assim, basbaques, só na Igreja Católica as há…

     
  2. Não entendo vocês cristãos ! A ciencia esta fazendo a sua parte, se ela não fosse confiavél nao seria chamada pelos proprios Arcebispos, Bispos entre outras autoridades religiosas pra provar algo .

    Li um comentario acima que dizia que é vergonhoso pra humanidade alguem tentar provar que o Sudário é uma fraude, sendo que vocês estão se baseando apenas em textos biblicos que a ciencia tambem não prova como verdadeira mensagem de Deus. Não podemos ser ignorantes e acreditar em um conto de fadas que não existiu, temos que abrir nossas mentes e analisar pela logica. Eu tambem queria que essa teoria fosse mentira, mais não posso mais aceitar essas colocações da igreja, não posso aceitar ser enganado novamente.

    Busquem mais informações , hoje em dia temos a internet que pode nos auxiliar e nos guiar . Estudem, mais estudem tudo, desde a biblia, ate todas as religioes e todos os contos , Estudem mitologia estudem tudo e se questionem …

    Fica aqui minha opinião

     
  3. IPCO

    Senhoras e Senhores

    Boa tarde

    Eis a minha humilde opinião

    Durante séculos, a ciência teima em confundir, se confundir e provar aquilo que é por realeza. Perdem seu tempo em provar a frase que mais foi pronunciada pela boca de JESUS CRISTO nosso mestre e senhor:

    “- Em verdade vos digo …”

    O tempo que gastam em provar o sgnificado desta frase, poderiam gastar em seguir a mais simples, porém celebre e justa de todas as frases já dita pelo mesmo:

    “- Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.(João 13:34)”

    Querer provar que o Santo Sudário é uma fraude a qualquer custo é tão vergonhoso para a raça humana, que nega a verdade de sua criação, quanto convencer a sociedade de hoje em dia a acreditar que a ditadura de 1964 nunca aconteceu, que ninguém nunca foi perseguido e que ninguém morreu pela liberdade justa do povo.

    Carissimos, pior ainda é comemorar tal barbaridade, como a ditadura, achando que é fato normal, que se festeja a morte como sendo belo e que se nega sua existencia, para cobrir a vegonha pelo que se fez, da mesma forma como um verme esconde o sol com a peneira.

    Então vamos continuar insistindo em negar o Santo Sudário, como tolos que somos, onde achamos que não precisamos de DEUS para nada, pois acrediamos ser AUTO SUFICEINTES. Veja que muitos preferem ser criacionistas, para explicar o alfa e o omega, porém, como vai ser quando o JUIZ vier com mãos de fogo e cauterizar o destino de cada um segundo suas obras? Será que estes se entirão tão imponentes diante do JUIZ, em seu julgo final ? Querem saber? Eu vos digo:

    E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mateus 13:50

    Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora. Lucas 13:28

    E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mateus 13:42

    Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mateus 25:30

    E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mateus 8:12

    E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mateus 24:51

    Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

    Para os que não dispõe a acreditar e seguir as leis de DEUS é o que restará.

    Era o que tinha a dizer …

     
  4. JESUS tem piedade destas pessoas que disse foi tudo uma farsa que nada disto existiu misericordia destas pessoas voces vao pagar por que estao dizendo O GRANDE CIENTISTA E O NOSSO SENHOR JESUS CRISTO O DEUS DA VIDA AMEM JESUS

     
  5. jesus e pra mim um grande pai eu estive fora do meu pais fui a trabalho la eu senti qui jesus e um pai fiel nao mim abadonou momento algum mim protejeu a todo momento abriu portas de trabalho sera que estas pessoas que falam que jesus e uma farsa estas pessoas nao tem sentimento estas pessoas foi po e do po voltara estas pessoas esta sendo pior que judas eu acredito no santo sudario e uma revelacao de jesus muito obrigado jesus nao esqueca de mim lembra de mim jesus amem jesus amem jesus muito obrigado por tudo jesus AMEM

     
  6. jesus demostrou seu amor a todos nos e seu poder se o santo sudario esta ate hoje foi porque jesus quis demostrar o seu amor por nos que ele pagou o nosso pecado com morte de cruz mais respeito com o santo sudario muito obrigado jesus amen

     
  7. jesus vem provando que ele e o senhor todo poderoso mas ate hoje muitas pessoas tem esta duvida se o santo sudario esta ate hoje pra todo mundo ver porque jesus quis e ele e deus amen

     
  8. O Santo Sudário mostra muito como Jesus era sério e nos chama para a seriedade. Por isso, quem só gosta de ficar rindo e brincando não se une às dores dEle. É um milagre permanente e cada vez mais comprovado.

     

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here