Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo
5 min — há 4 anos — Atualizado em: 4/11/2021, 4:39:00 PM
Uma interessante pesquisa de três estudiosos americanos examinou mais de 20.000 publicações nos “principais meios de comunicação, como The New York Times, Fox News, The Washington Post, CNN e The Wall Street Journal desde 1º de janeiro.”
“Noventa e um por cento” das notícias dos principais meios de comunicação são negativos e “65 por cento para revistas científicas ”, de acordo com o estudo publicado pelo National Bureau of Economic Research (NBER).
Uma apologia do negativismo
“A negatividade na grande mídia dos EUA é notável mesmo em áreas com desenvolvimentos científicos positivos, incluindo reabertura de escolas e testes de vacinas”, escreveram os autores, o professor de economia do Dartmouth College Bruce Sacerdote, o estudioso de pesquisa econômica de Dartmouth, Ranjan Sehgal, e a médica residente da Brown University Molly Cook.
Só nos EUA? Não. Vivemos no Brasil sob o influxo, um verdadeiro bombardeio midiático negativista, no qual prepondera a exploração do medo, do pânico, da sonegação de boas notícias sobre nosso êxito médico contra a covid-19.Quantos brasileiros sabem que já curamos mais de 5,6 milhões de infectados pelo vírus de Wuhan?
Com prejuízo da saúde mental da população: 3 X mais depressão
“A proporção de americanos adultos que apresentam sintomas de depressão triplicou desde o início da nova pandemia de coronavírus. Ao discutir esse aumento nos problemas de saúde mental, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) não recomendam o consumo intenso de notícias sobre a pandemia.”
“Da mesma forma, apesar de vários estudos independentes publicados em 2020 que descobriram que a reabertura de escolas não contribuiu significativamente para a propagação da doença, o estudo do NBER descobriu que “90 por cento dos artigos de reabertura de escolas dos EUA a grande mídia é negativa, contra apenas 56 por cento da grande mídia de língua inglesa em outros países.”
Um proveito político-ideológico
O deputado Steve Budd (R-N.C.) Disse ao Epoch Times em 30 de novembro que ele vê uma ligação entre a negatividade documentada pelo estudo e a oposição entre os principais jornalistas da mídia ao presidente Donald Trump.
“A mídia muitas vezes se aproveita dos medos e divisões das pessoas e é isso que este estudo mostra. Esse é o caso em Washington, onde a maioria dos itens positivos e bipartidários que passam pelo Congresso são ignorados pela grande mídia porque isso impactaria suas narrativas ”, disse Budd.
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No Brasil notamos a mesma regra: a industrialização psico-político-ideológica da pandemia, — sobretudo pela grande mídia e pelos governadores-interventores de esquerda, — era a grande arma dessa guerra sem quartel contra o governo na tentativa de subverter a ordem social. Graças a Deus, fracassaram.
Povo ou Massa? O que quer a Revolução midiática?
As pesquisas e conclusões desses três estudiosos americanos, com base em mais de 20 mil notícias da midia, nos fazem recordar o conceito de Povo e Massa, tão bem expressos por Pio XII e comentados pelo Prof. Plinio.
Saber “observar, refletir, discordar e por fim concordar“, está na medula do conceito de Povo. A Massa, pelo contrário, é levada ao sabor do vento e serve de joguete nas garras da Revolução.
“Sim, porque começa por ser opinião”. Em uma cidade, uma região, um País “se cada um tem, a seu modo, opinião formada e, muito mais do que isso, um hábito de formar opiniões” está configurado um Povo.
“Essa opinião não é pré-fabricada por um jornal com tiragem de milhares de exemplares cotidianos, mas cada um tem dentro de si um linotipo interior em que acaba compondo as suas próprias frases…”
A grande Mídia produz a Massa e destrói o Povo
Tudo isso já seria matéria para nosso Clero, nossos Bispos, na formação moral, religiosa e psíquica de nosso povo. Tratando de Povo e Massa (tema sobre o qual explanou o Prof. Plinio) certamente quis o Papa Pio XII nos indicar os meios de preservar a nossa indentidade cultural e nacional.
Como reconstruir o novo Brasil?
Chegamos ao fim do artigo. Uma pergunta se impõe: como reconstruir o nosso Brasil, reagir contra a midia massificante e nos tornamos um Povo digno da missão providencial que nos espera?
Numa abordagem rápida: Valores Morais, fundamento da nacionalidade. Estarmos atentos às qualidades com que Deus dotou o povo brasileiro a fim de nos preservarmos da guerra midiática despersonalizante.
Inteligência, vontade, sensibilidade. Ver, julgar, agir ensinou São Tomás. Não pode o sensacionalismo midiático sufocar em nós a prevalência da inteligência, nem diminuir a robustez da vontade, supervalorizando a sensibilidade.
Nossa Senhora Aparecida nos livre e nos dê forças para enfrentarmos essa guerra midiática, pelo menos imperante no Ocidente, e que se tornou patente aos olhos de todos … nessa pandemia.
Fonte: https://www.theepochtimes.com/study-finds-pervasive-negativity-in-media-coverage-of-ccp-virus_3599249.html?utm_source=CCPVirusNewsletter&utm_medium=email&utm_campaign=2020-12-02
Marcos Machado
492 artigosPesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.
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