Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Uma branda epidemia por trás da qual se vê a mão de Deus


2020 será recordado como o ano de uma histórica viragem na vida quotidiana do mundo. E, embora pareça cada vez mais provável que o coronavírus tenha sido produzido pela engenharia genética da China comunista (o livro de Joseph Tritto, Cina Covid-19. La Chimera che ha cambiato il Mondo, Cantagalli, Sena 2020, é mais do que convincente a esse propósito), parece igualmente clara a existência de uma “engenharia social”, em larga escala, para guiar a opinião pública, numa situação talvez inesperada pelas próprias forças revolucionárias que pretendem guiar os destinos do mundo.   

Um dos mais eficazes resultados desta engenharia social é a fenda artificial criada pelos meios de comunicação entre aqueles que vivem com medo de serem infectados e aqueles que, temerosos das consequências económicas da pandemia, minimizam a realidade do contágio. Os primeiros definem-se como “prudentes” e chamam os demais de “negacionistas”. Os segundos acusam os “prudentes” de querer submeter-se a uma “ditadura sanitária” sobre a sociedade. Para uns, a prioridade é a saúde, pois para eles o maior bem é a vida física e tudo deve ser feito para evitar a morte; para outros, a prioridade é a economia, porque o bem supremo é o bem-estar material e tudo deve ser feito para viver comodamente. O que une as duas partes é um horizonte cultural do qual foram definitivamente removidos o espírito de sacrifício e a dimensão sobrenatural. A fórmula “morrer de coronavírus ou de fome?” resume a falsa alternativa, apresentada como um dilema angustiante.

Nas últimas décadas, a sociedade moderna alimentou um obsessivo culto do corpo, o que nos fez esquecer que o corpo tira a sua vida da alma, que tem um destino eterno. Por outro lado, quando se afirma que os problemas que devem ser enfrentados no debate político são apenas os da ocupação e do trabalho, fica-se no mesmo horizonte materialista, esquecendo que nem tudo o que acontece pode ser explicado em termos económicos.         

Hoje, se há um tema primordial que diz respeito à vida do indivíduo, é o do aborto. Todos os anos, centenas de milhares na Itália, milhões no mundo, são vítimas de um massacre sistemático que se multiplica no Ocidente desde os anos 1970. O aborto e a contracepção são as principais causas do colapso demográfico e estão, por sua vez, na origem da crise económica que enfrenta a nossa sociedade. Sobre tudo isto, faz-se silêncio, porque não se quer admitir que o verdadeiro problema é a perda dos princípios sobre os quais o Ocidente construiu a sua história. O silêncio mais dramático é o dos Pastores da Igreja que, durante a chamada “emergência sanitária”, aceitaram renunciar à administração dos sacramentos, que são a verdadeira fonte da vida das almas e dos corpos. A consequência foi o afastamento dos fiéis das igrejas após a sua reabertura e um aumento dramático dos sacrilégios para com a Eucaristia após a imposição da comunhão na mão. E, apesar disso, todos os sacerdotes conhecem e recitam as palavras admoestadoras do profeta: «As minhas ovelhas vagueiam por toda a parte, pelas montanhas e pelas colinas elevadas; o meu rebanho anda disperso por toda a superfície do país; ninguém se preocupa nem as vai procurar» (Ez 34, 6-7).         

Na “era do COVID-19”, algo está a mudar profundamente nos costumes e na vida de cada um de nós, mas poucos se empenham em decifrar, por trás do que acontece, os misteriosos desígnios da Providência Divina, que é a mão de Deus que opera no tempo o que a sua Mente Divina pensou e desejou desde a eternidade. De facto, Deus, com a sua Providência, protege e governa tudo o que criou, porque a sua Sabedoria «estende-se com vigor de uma extremidade à outra e tudo governa com bondade» (Sb 8, 1).

O coronavírus é uma doença, por ora, clemente, muito diferente dos flagelos que varreram o Império Romano nos primeiros séculos depois de Cristo ou da cristandade medieval no século XIV. Mas é precisamente o que revela a Sabedoria divina, que mostra ao homem do século XXI, débil e arrogante, cobarde e soberbo, quão pouco é necessário para o humilhar e confundir. Não há necessidade da peste negra ou da guerra nuclear. Basta uma branda epidemia para quebrar as certezas, suscitar mil medos, demolir projectos planetários, criar uma situação de confusão psicológica e mental, que é o pior castigo merecido pelos povos que viram as costas a Deus e pelos Pastores que abandonam as suas ovelhas. Mas este ainda não é o último acto da tragédia que nos espera…


Através de Corrispondenza Romana            
Tradução de: Dies Iræ

Detalhes do artigo

Autor

Roberto De Mattei

Roberto De Mattei

73 artigos

Escritor italiano, autor de numerosos livros, traduzidos em diversas línguas. Em 2008, foi agraciado pelo Papa com a comenda da Ordem de São Gregório Magno, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Igreja. Professor de História Moderna e História do Cristianismo na Universidade Europeia de Roma, conferencista, escritor e jornalista, Roberto de Mattei é presidente da Fondazione Lepanto. Entre 2004-2011 foi vice-presidente do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália. Autor da primeira biografia de Plinio Corrêa de Oliveira, intitulada “O Cruzado do Século XX”. É também autor do best-seller “Concílio Vaticano II, uma história nunca escrita”.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados