Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

PSDB e PT unidos na China. Doria: “Confio em Xi Jinping”


    O governador de São Paulo, João Doria, estreou na política ganhando a Prefeitura de São Paulo, numa postura anti PT. E os eleitores antipetistas respiraram aliviados.

PSDB e PT unidos na China

    Nas eleições de 2018, tornando-se governador, esperava-se que João Doria se desvinculasse da ideologia do PSDB e se alinhasse mais à direita, com esse público que desbancou o PT e elegeu Jair Bolsonaro.

Otimismo messiânico, Doria anuncia uma nova era Brasil-China

  O governador levou uma comitiva de empresários e políticos à China para que “São Paulo reúna condições para se tornar um ponto de vanguarda na Rota da Seda”.

A China de Xi Jinping é tão confiável assim?

Prossegue João Doria: “Vivemos num mundo compartilhado e em parceria com o povo chinês (ou PC chinês?) queremos ser empreendedores da nova era. Estreitar nossos laços, aumentar a confiança mútua e ampliar nosso mercado bilateral são prioridades de São Paulo em relação à China. São consequências inescapáveis de quem enxerga o presente com atitude transformadora. E o futuro como oportunidade.

Falar em parceria com o povo chinês num pais controlado pelo PC, sem eleições livres, sem liberdades fundamentais, parece uma ironia. O Acordo do Governador será com o PC chinês.

    “Confio nas palavras de Xi Jinping”

    Destaco, do Estado, 10 de agosto, “São Paulo e China, uma história promissora”, o novo cântico do governador em louvor de Xi Jinping e da China (comunista): “Confio nas palavras do presidente Xi Jinping, que disse que “a porta da China se abrirá cada vez mais”.

Trump denuncia a violação de acordos pela China

    Recentemente o presidente americano alertou: “Trump diz que a China tinha concordado em comprar produtos agrícolas dos Estados Unidos e não cumpriu o acordo, que o presidente da China, que ele chama de “amigo” ironicamente tinha acordado em parar de vender Fentanyl (opioide), mas não cumpriu e os americanos continuam a morrer por conta desse opioide”.https://ipco.org.br/trump-comprova-com-chineses-nem-papel-por-escrito/

    Para os comunistas, lembramos, os tratados são farrapos de papel que a gente rasga quando convém.

    “Aumentar a confiança mútua” ?

    Continua o governador Doria: “Estreitarnossos laços, aumentar a confiança mútua e ampliar nosso mercado bilateral sãoprioridades de São Paulo em relação à China”.

    Talvez, embalado pela constante propaganda da mídia em favor do “gigante” asiático, o governador tenha se esquecido de que a China está violando os acordos de 1997, com o Reino Unido, em relação à Hong Kong. Manifestações gigantescas sacodem aquela cidade, — protestos a favor da democracia, pela liberdade — durante meses, devido às constantes ingerências de Xi Jinping no governo local.

    Até o Acordo Provisório Vaticano-Pequim(2018) tem sido violentado com a prisão de sacerdotes, destruição de cruzes eigrejas, forçando o Clero local a se inscrever na Igreja Patrióticainteiramente controlada pelo PC.

    Mas,o governador pretende aumentar a confiança mútua.

    “Oportunidades para o Brasil”, sim. A China não é uma democracia

    Continua o governador: “Tenho defendido a ideia de que o momento de disputa comercial entre EUA e China abre oportunidades para o Brasil. Mas temos de buscar e concretizar esses negócios”.

    Sem dúvida, tem razão o governador, astarifas impostas pelo presidente Trump aos produtos chineses estão promovendograndes perdas, desaceleração na economia chinesa. Em decorrência desta guerracomercial, é crescente o número de empresas que saem da China e se deslocampara a Índia, Vietnã, Tailândia etc.

    Isso abre as portas para o Brasil incrementar a exportação de alimentos, matéria prima.  Mas a China não é uma democracia!

Huawei faz espionagem a favor da China

    Não podemos nos esquecer das graves denúncias que há contra empresas chinesas acusadas de espionagem, e de fornecer dados ao exército chinês. https://ipco.org.br/huawei-passa-suas-conversas-a-espionagem-chinesa/

“Interesses mútuos a nos unir cada vez mais”. Mas, a China desacelera!

    Prossegue o governador Doria: “Temosinegáveis interesses mútuos a nos unir cada vez mais, encurtando distâncias esuperando eventuais obstáculos. São Paulo reúne condições para se tornar umponto de vanguarda da Nova Rota da Seda, o movimento de abertura e integraçãopromovido pelo governo do presidente Xi Jinping”.

    É notória a desaceleração da economia chinesa. O mito da segunda economia mundial está ruindo. Por quê razão o governador de São Paulo confia tanto na China? Vejamos os fatos:

Tarifas impostas por Trump paralisam a China

    Recente artigo do NYT, Keith Bradsher, 16 de julho, China encontra dificuldades para vender seus produtos (reproduzido pelo Estado), vem uma vez mais confirmar indícios, rumores e fatos: a fragilidade do castelo de cartas chinês.

    Continua o NYT: “É difícil substituir osEUA (…), Nenhum país tem condições de absorver o enorme volume de tudo o quea China vende aos clientes americanos. Os seus vizinhos regionais competemcontra ela em diversos setores.

    “O país registra um excesso de capacidade na fabricação de automóveis, aço e outros produtos fundamentais para o comércio global”.https://internacional.estadao.com.br/noticias/nytiw,china-dificuldades-vender-produtos,70002964848

*    *    *

          A China bate os recordes de violação de direitos humanos, de liberdade de imprensa, de controle da internet

O governador Doria parece esquecer a realidade do declínio da economia chinesa, patente em 2019, e abre os portões de São Paulo a investimentos bilionários.  Ou será que o PSDB pretende salvar a China? Ou afundaremos junto com ela?

China controla os cidadãos com 200 milhões de câmeras

    Exatamente, a China bate o recorde mundial em matéria de violação de direitos humanos, censura à internet, cerceando a liberdade de imprensa, repressão e confinamento dos uigures (1 milhão), censura à população com mais de 200 milhões de câmeras.https://pt.gatestoneinstitute.org/14425/china-estado-totalitario-high-tech

    Terá o governador se lembrado disso ao sereferir ao “movimento de abertura e integração” do presidente (vitalício) XiJinping?

    Se a derrubada de árvores na Amazônia é motivo para deputados da União Europeia imporem condições ao acordo com o Mercosul quanto mais importante seria o governador (e o governo federal) colocarem como condição – para essa confiança mútua e estreitamento de relações — a abertura real, comprovada por organismos internacionais, da China para os direitos humanos, liberdade de imprensa, e liberdade religiosa.

    Ou será que os direitos da pessoa humana e a liberdade religiosa já não valem tanto assim?

Fonte: https://opiniao.estadao.com.br/noticias/espaco-aberto,sao-paulo-e-china-uma-historia-promissora,70002961814

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

472 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados